Este é o meu certificado da Primeira Comunhão, em 07/06/1964, emitido pela igreja Nossa Senhora da Aparecida em Catanduva-SP. Fiz o catecismo com o Padre Luciano, que com toda certeza todos conterrâneos da minha faixa etária devem se lembrar!
Este é o Ronaldo, antigo amigo da família em sua primeira comunhão no fim da década de 50 em Nova Granada-SP
Esta é a Edna, antiga aluna de minha mãe, que lhe cedeu esta foto de sua Primeira Comunhão em Catanduva-SP nos anos 60
Na Primeira Comunhão da minha irmã Roseana, em 1959, nas escadarias da igreja em Nova Granada- SP
O antigo livro de catecismo
CATECISMO OU CATEQUESE
ANTIGAMENTE
Catecismo é o método usado para preparar as crianças
para 1ª Comunhão, onde elas decoravam as perguntas
com a ajuda de um professor de religião( ou padre).
Quando tudo estava decorado a criança era levada ao
padre que tomava todas as perguntas.
Quem respondesse tudo certo recebia a 1ª Comunhão.
CATECISMO HOJE OU CIC

Quem não se recorda da sua Primeira Comunhão ou da Comunhão Solene, também conhecida como Profissão de Fé? Para todas as crianças que seguiam a doutrina católica, estes eram momentos únicos e que certamente ainda são recordados por todos quantos viveram estas etapas do percurso da religião católica. É claro que nessa altura, para as crianças o que mais contava era a festa, o vestido de princesa o almoço especial com os pais, os irmãos, os familiares e os amigos. Era um dia intenso.
![]() |
Santinhos antigos |
Imagens repletas de ternura, e remetem-nos para um tempo onde estas coisas tinham uma vivência e um valor bem mais autênticos. É claro que nos nossos dias ainda continuam a realizar-se estas cerimônias religiosas mas o artificialismo e a vaidade sobrepuseram-se ao essencial. Nada como dantes.
Quanto aos "santinhos", continuam a existir, mas com grafismos mais modernos e estilizados.
http://santanostalgia.com/?p=227
Toda mãe comentava orgulhosa, que seu filho(a) já sabia responder uma missa inteirinha, mas na verdade nós sempre soltávamos qualquer som baixinho e esperávamos o vizinho começar a resposta.Depois pegávamos prática e respondíamos á tudo sem pensar! E até hoje sabemos responder á tudo decor! Ás vezes não conseguíamos compreender, na inocência dos nossos 7 ou 8 anos, quando o Padre dizia: "Deus esteja convosco"! E todos respondíamos: "Ele está no meio de nós"! Sabíamos que Ele não estava ali presente em carne e osso, mas não deixávamos de dar uma olhadinha para os lados com o "rabo dos olhos"!
Antigamente, o Padre na hora da comunhão colocava a hóstia na bôca dos fiéis, mas hoje, várias igrejas católicas do Brasil, adotaram a entrega da hóstia na mão como precaução á disseminação de várias doenças transmitidas de bôca em bôca pelos dedos do padre. Atualmente esta é uma questão polêmica, por ferir os princípios católicos nos rituais da comunhão.
Nenhum comentário:
Postar um comentário