Visite tambem o novo Blog.

Visite tambem o novo Blog Relembre os acontecimentos dos anos 80 a 2000 : http://www.yzbrasil.blog.br/

sexta-feira, 20 de maio de 2011

Miss Universe 1963 Ieda Maria Vargas






Ieda Maria Vargas Athanásio (Porto Alegre, 31 de dezembro de 1944) é uma ex-miss brasileira. Foi Miss Porto Alegre, Miss Rio Grande do Sul, Miss Brasil e Miss Universo.
Em 22 de junho de 1963 elegeu-se Miss Brasil, em concurso realizado no Maracanãzinho, na cidade do Rio de Janeiro. A cerimônia foi transmitido pela TV Tupi. Era o sexto ano seguido que a Cidade Maravilhosa recebia o concurso. Vinte e quatro candidatas disputaram o título, vencido por Ieda Maria Vargas que, em 20 de julho do mesmo ano, seria eleita Miss Universo.
Ieda foi a segunda brasileira a se tornar Miss Universo. A primeira brasileira foi a gaúcha Yolanda Pereira, em 1930, na primeira fase da história do concurso, que foi de 1926 a 1935, quando ele era chamado de Desfile Internacional de Beleza e também concedia o título de Miss Universo[1]. A terceira Miss Universo brasileira foi a baiana Martha Vasconcellos, eleita em 1968.
Ieda foi eleita em concurso realizado em Miami Beach, no estado norte-americano da Flórida, recebendo a coroa e a faixa da Miss Universo 1962, Norma Nolan, que representara a Argentina. Em 1964 transmitiu o título para representante da Grécia, Corinna Tsopei. Na época do concurso, Ieda chegou a ser convidada para trabalhar no cinema, mas recusou o convite[2]. Casou-se em 1968 com José Carlos Athanázio, já falecido, e com quem teve dois filhos.


Em 1964, na quarta faixa do LP Gaúcho Autêntico, Teixeirinha homenageou a gaúcha Ieda Maria Vargas com a faixa de nome Miss Universo 63, tal a repercussão da escolha da então Miss Universo. Um trecho da canção mostra claramente este fato:
 Ieda Maria Vargas
No Brasil estourou a fita
Tem só dezoito anos
A mais linda senhorita
Chegou lá no estrangeiro
Também saiu favorita
Venceu! É Miss Universo!
Moça mundial, mais bonita!

http://pt.wikipedia.org/wiki/Ieda_Maria_Vargas

Ieda voltou ao Rio Grande do Sul, onde distribui até hoje autógrafos pelas ruas. Casou-se virgem com o empresário José Carlos Athanasio em 1968, imune à agitação que sacudia o país. Teve um casal de filhos de parto natural, tomou anticoncepcionais quando ficaram na moda, descobriu o orgasmo depois dos 30. Recusou o previsível convite da Playboy, aceitou comandar cursos de etiqueta. Tragando um cigarro atrás do outro, Ieda suspira. "Dizer que o importante é envelhecer com dignidade é só uma frase feita. Essa dignidade incomoda."

http://epoca.globo.com/edic/20000313/especial5.htm





7 comentários:

Anônimo disse...

Sou sua fã incondicional. Tinha cinco anos quando você foi eleita a mais bela do mundo e guardei com carinho em minha memória este dia festivo.

Valéria disse...

Eu tinha 9 anos, mas me lembro bem, tamanha a repercussão do acontecimento!

Valéria disse...

mereceu ganhar, era linda demais!

Anônimo disse...

Fostes a minha inspiradora durante toda a minha juventude. Até hoje, e tenho 62 anos, sempre lembro de ti e quero saber como estás.Te amo.

Minha Terra disse...

Que blog maravilhoso q bom saber q tem gente sensível e de bom gosto como vc.Sou de Maceio tenho 41 anos e sinto saudades do q não vivi mais q época de ourao as de "enta"

Mariangela Candido disse...

"Minha Terra", muito obrigada pela visita! Vc não sabe a alegria que senti ao ler seu comentário! Minha intenção com este blog sempre foi propiciar prazer aos visitantes com este baú de lembranças douradas!
Teu comentário faz eu me sentir recompensada por este trabalho que faço por puro prazer! Mais uma vez obrigada! Bjs!

SILMARAMARX70 disse...

Coisa LINDA! Sem comentário!Sil*-*