Visite tambem o novo Blog.

Visite tambem o novo Blog Relembre os acontecimentos dos anos 80 a 2000 : http://www.yzbrasil.blog.br/

sexta-feira, 8 de julho de 2011

Antigo "Grupo Escolar"

Lembram das carteiras escolares do Grupo primário?
Sentávamos em dupla e á nossa revelia, a professora é quem escolhia quem seria aquela espécie de "irmão siamês"que iria compartilhar diáriamente as façanhas do nosso aprendizado, durante o ano inteirinho, salvo se houvessem brigas ou muita conversas, a separação entre os dois era drasticamente efetuada.

Não conhecíamos e nem sentíamos a palavra "discriminação". Para nós não existiam as diferenças sociais e raciais. Éramos todos crianças iguais, puras e inocentes. Notem que na carteira havia um  buraquinho, para se colocar o tinteiro para as "canetas tinteiro". Hoje elas são usadas ainda apenas como 'hobby" para alguns ou mesmo por hábito, depois do advento das esferográficas.

Hoje a molecada se utiliza de " mochilas" para transporte dos materiais escolares, pouco recomendadas pelos ortopedistas, por sobrecarregarem a coluna., mas nós nos utilizávamos de bolsas escolares, como esta da ilustração.Nelas, levávamos caderno tipo "brochura", a cartilha "Caminho Suave",ou a "Sodré", a Cartilha ou apostila da "Débora" de Conhecimentos Gerais , (Eram umas cartilhas ou apostilas fornecidas pelo governo, e tinham capa mole e branca,, vocês se lembram?)
Lembro-me da professora Maria do Rosário dizendo:
-"agora peguem a Débora"! Além disso, levávamos, caderno de caligrafia, tambem o estojo de madeira enfeitado com decalques,contendo lápis pretos nº2, gilete com esparadrapo grudado  em 1 lado para não cortar o dedo ( não se preocupem, que a gente tinha muito boa noção dos perigos da vida, risos) ou apontador, caixa de lápis de cor  “Johann Faber”, mata -borrão e outras coisitas mais.

Lancheira da Estrela, Atma. A melhor parte do horário escolar estava dentro deste "tesouro"! Tinha "K-Suco" na garrafinha, pão com goiabada, banana, biscoito "Duchen", pão bengala com manteiga "Aviação" e os mais afortunados, levavam chocolates "Diamante Negro", "bombom "Sonho de Valsa" e Maçã! Meu Deus! Maçã naquela época era fruto de elite! As crianças menos afortunadas eram "Da Caixa"..
Lembram da "Caixa Escolar"? Fornecia-lhes alimentação que, normalmente, era um prato de sopa (que variava entre legumes,  macarrão, fubá, etc), ou de canjica, ou mingau doce (chocolate, etc). Tudo muito simples mas feito com esmêro. E como era aguardada a hora do recreio, quando era servido! Os não carentes também podiam participar desse "momento feliz". Era só comprar e pagar um pouquinho pelo "vale" distribuido pouco antes, na classe mesmo.
Mas a Caixa Escolar não cuidava apenas dessa assistência. Os "inscritos" também ganhavam uniforme, livros e outros materiais necessários ao estudo. Tudo do mais barato, é claro. Esses eram os "alunos da caixa".
E como ela se mantinha? Com contribuições dos cidadãos da localidade (donos de açougue, armazéns e outros tipos de comércio) e dos pais em condições constam anotações dessa contribuição). A pequenina receita com a venda da merenda também ajudava.


Os tempos de Grupo escolar deixaram saudades. Dos professores queridos, dos nossos coleguinhas, das brincadeiras no pátio, na hora do recreio, mas tambem como nem tudo é "mar de rosas", tambem nos deixaram recordações de momentos de pânico, como a fila de espera nas campanhas de vacinação! Parecíamos bezerros indo para o matadouro! Uns choravam, outros não, mas as crianças todas naquela fila, tinham os olhinhos assustados e expressão tensa. MAS TINHA QUE TOMAR! A escolha era nossa...ou teríamos que nos sujeitar á punição de nossos pais e professores. Pelo calendário de vacinação abaixo,Tomávamos as vacinas contra Poliomelite,Difteria,Tétano, T convulsa, Sarampo, Varíola e Sarampo. Naquela época, a Vacina era tomada no pátio do Grupo Escolar.



O meu uniforme do "Grupo" ( Nos referíamos á escola simplesmente como                                                "grupo") era composto de saia preta pregueada e camisa branca, meias brancas e sapatos pretos.

No bolso, era bordado o emblema do grupo, e acima do bordado, como podem verificar na minha foto ao lado, tirinhas de viés, indicando em que ano do primário estávamos.Aí na foto estava no 3º ano do grupo primário. 








Nesta foto de 1972, alunas presenteando a                 professora com buquê de flores. Reparem o uniforme delas, tambem do Grupo Escolar do Estado de São Paulo.
Neste tempo os alunos respeitavam seus professores e muitas vezes nutriam por eles uma profunda admiração.








Fontes de pesquisa:
http://webpages.fc.ul.pt/~mcgomes/vacinacao/historia/index.html
http://blcamargo.blogspot.com/


Nenhum comentário: