Visite tambem o novo Blog.

Visite tambem o novo Blog Relembre os acontecimentos dos anos 80 a 2000 : http://www.yzbrasil.blog.br/

sexta-feira, 1 de julho de 2011

Eloá do Valle Quadros- Primeira dama do Brasil em 1961


Foi a esposa do ex-presidente brasileiro Jânio Quadros e, portanto, a primeira-dama brasileira de 31 de janeiro a 25 de agosto de 1961.

Filha de um farmacêutico, Eloá do Valle conheceu Jânio Quadros pela primeira vez no Guarujá, litoral de São Paulo. "Eu jamais conhecera um homem tão feio quanto Jânio", afirmaria posteriormente[1].
Eles se casaram em 1942, quando Eloá tinha dezenove anos. O local da cerimônia de casamento foi a capela do Colégio Sion, onde a moça estudara. Tiveram uma única filha, Dirce Maria "Tutu" Quadros, deputada federal pelo PSDB de 1987 a 1991. Eloá teve sete netos.
É dito que a primeira-dama mandou uma carta ao arquiteto Oscar Niemeyer, pedindo que fosse construída uma casa de pombos na então Praça dos Três Poderes, para dar vida ao local. O resultado teria sido a escultura Pombal, com 10 metros de altura.
Antes da posse do marido, Eloá disse que tinha interesse em ampliar as atividades da Legião Brasileira de Assistência (LBA), pôr fim à construção de favelas e combater a mortalidade infantil[3].
Diferentemente de suas sucessoras, Eloá Quadros foi uma primeira-dama simples e modesta: fazia em casa seus próprios vestidos e os da filha. Gostava de teatro e cinema.
Em 1984, Eloá Quadros havia se submetido a uma cirurgia para retirada de um câncer de mama, em São Paulo. Durante o último mandato do marido, prefeito de São Paulo entre 1986 e 1988, viajou várias vezes para o exterior a fim de se submeter a tratamentos contra a doença.

\Fonte de Pesquisa: Wikpédia, a enciclopédia livre



Nenhum comentário: