Visite tambem o novo Blog.

Visite tambem o novo Blog Relembre os acontecimentos dos anos 80 a 2000 : http://www.yzbrasil.blog.br/

quarta-feira, 9 de maio de 2012

Torta de maçã da Vovó Donalda



















Vovó Donalda é aquela avózinha nossa que não vemos mais atualmente - aquela que espera a visita dos netinhos, faz bolinho de chuva, torta, uma deliciosa comida à moda antiga; e o mundo muda e influencia toda uma nova geração.



Suas histórias normalmente traz um núcleo que vive meio afastado de Patópolis, na zona rural, com cabras (desta vez, há cabras mesmo, ok...rsrs...), gatos, porcos, vacas, cavalos, galinhas, enfim...
tudo o que uma boa fazendinha pode ter, até mesmo "empregados-familiares" folgados, preguiçosos e comilões como é o caso de Gansolino - o qual gosto muito porque, apesar de tratar-se de um adulto, seu comportamento lembra-me aquelas crianças gulosas, bem levadas e espertinhas de antigamente, que não tinham malícia e só gostavam de desfrutar do lado mais cômodo e prático da vida.
E com tanta coisa boa na vida no sítio da vovó é inevitável que ela sempre atraia visitantes.



O encanto pela sua paixão de cozinhar é tão grande que até mesmo o Zé Carioca saiu do Rio e foi até o sítio para provar uma de suas deliciosas receitas - uma torta de maçã. E chego a pensar que essa torta realmente deve ser bastante saborosa porque ela fez algo inacreditável para quem conhece o Zé, lá da Vila Xurupita - ela fez o papagaio trabalhar duro no sítio, o dia todo, em troca desse prazer.


No final de todas as tarefas cumpridas, a torta ao seu deleite. Vovó Donalda até quis que o papagaio continuasse lá no sítio, pois ele fez tudo direitinho e para ela seria tão bom ter alguém para dividir as atividades com Gansolino. Pena que essa febre de esforçar-se tanto por uma torta de maçã passou tão logo a mesma fora parar em sua barriga.
Legenda: Que torta! E que tortura!



http://ludy-quadrinhosdisney.blogspot.com.br/2011/05/tortas-e-torturas-vovo-donalda.html
Roteiro: Arthur Faria Jr.
Desenhos: Euclides K. Miyaura

Todas as vezes que eu lia os gibis do T. Patinhas ficava com água na boca por aquela torta da vovó Donalda, minha maior dificuldade nunca foi fazer a torta, mas não ter uma janela daquelas na cozinha para colocar no parapeito, rsrsrrssr

Nossa, agora você me levou à infância com essa torta! Realmente, sempre que lia os gibis do Pato Donald e via os sobrinhos dele roubando a torta da vovó ficava imaginando que delícia deveria ser!

Receita

Ingredientes :
Massa (fiz duas dessas receitas, uma para a base e outra para o treliçado)
1/2 xícara de manteiga
1/2 xícara de açúcar
1 ovo
1 colher (sopa) rasa de fermento
2 xícaras de farinha ou até o ponto
1 pitada de sal
Recheio
6 maçãs (utilizei 4 maçãs vermelhas Gala e 2 verdes)
1 xícara de açúcar
canela a gosto
cerca de 1 1/2 xícara de água

Creme
1/2 litro de leite
2 gemas
1 xícara de açúcar
2 colheres (sopa) de amido de milho
1 fava de baunilha ou essência de baunilha
Modo de Preparo:
Descasque e corte as maçãs em pedaços e leve ao fogo com a água, o açúcar e a canela. Deixe ferver por 1 hora ou até amaciar.Prepare o creme: junte os ingredientes em uma panela e leve ao fogo por aproximadamente 15 minutos.Prepare a massa: em uma vasilha, junte a manteiga, o açúcar, o ovo e misture. Adicione um pouco de farinha e mexa com as mãos (mas não sove, misture delicadamente). Espalhe a massa em uma forma dentada. Se for em outro tipo de forma, será necessário untá-la.* Pincelei clara de ovo para impermeabilizar a massa , impedindo que esta “embatume” em contato com o recheio.Recheie a massa com o creme de baunilha e depois coloque a maçã caramelizada . Decore a torta com tiras de massa e pincela gema batida .Leve ao forno médio pré-aquecido por aproximadamente 40 minutos.
*Utilizei uma forma de quiche de aproximadamente 28cm de diâmetro.

http://www.chocolatria.com/2008/07/torta-de-macas-da-vovo-donalda.html











Nenhum comentário: