Visite tambem o novo Blog.

Visite tambem o novo Blog Relembre os acontecimentos dos anos 80 a 2000 : http://www.yzbrasil.blog.br/

domingo, 20 de maio de 2012

Quem foi este simpático senhor da marca Quaker?


Dificilmente alguém nunca viu um simpático senhor de cabelos brancos e chapéu estampado nas embalagens de cereais, aveias, barrinhas de granola, chocolate em pó e muitos outros produtos que fizeram e continuam fazendo parte do universo matinal em milhões de casas pelo mundo afora. Afinal, a marca QUAKER OATS sempre esteve presente na primeira e mais importante refeição do dia para milhões de pessoas em todos os continentes.

E quem foi este simpático senhor?

Eu pesquisei um pouco, e para quem não sabe, ele simplesmente não existe, não é uma foto ou uma pintura de alguém especifico.
Motivo: o próprio nome Quaker.
Não é o nome de uma pessoa, e sim de uma comunidade religiosa inglesa que foi fundada lá pelo século 17 por um sapateiro chamado George Foz, que para fugir da perseguição pela intolerância religiosa, vieram pros EUA.
 Mais ou menos 1887, um grupo de comerciantes liderado por Fernando Shumacher (que o sobrenome significa sapateiro btw), tiveram a idéia de comercializar a aveia laminada e popularizar seu uso como como um alimento natural.
Com a marca patenteada, resolveram criar o desenho de um homem de chapéu que lembra um religioso Quaker, mostrando que aquele alimento tinha os valores de integridade, honestidade e pureza defendido pela religião.
Porém antes o desenho era com o homem de cara fechada, ranzinza, assustando as pessoas ao invés de ser um desenho convidativo.
A Solução? Em 1946 o artista gráfico, Jim Nash, salvou o produto, colocando esse sorrizinho mais lindo na fisionomia deste simpático senhor.

http://mundodasmarcas.blogspot.com.br/2006/05/quaker-oats-alimentao-saudvel.html
wittercomhumor.com/2011/01/o-velho-da-aveia-quaker/  

Esta marca sempre  fez parte de nossas mesas desde crianças. 
Vamos rever antigos comerciais desta marca?
Para assistir, clique nas telinhas abaixo

O Pioneiro em 1958











Nenhum comentário: