Visite tambem o novo Blog.

Visite tambem o novo Blog Relembre os acontecimentos dos anos 80 a 2000 : http://www.yzbrasil.blog.br/

terça-feira, 1 de março de 2011

Refrigerantes Devito Ltda

Anigas instalações da indústria de bebidas Devito



 História

O período é marcado por imigrantes italianos, vindos para a lavoura do café, a partir de 1877, que desembarcavam no Brasil na esperança de encontrar trabalho e, conseqüentemente, riquezas. 

Nessa época, mais precisamente no dia 22 de Julho de 1901, chegam ao Porto de Santos - SP, a bordo do navio “Minas”, procedente de Genova – Itália, o imigrante italiano Liberato Devito, com 26 anos de idade, acompanhado de sua esposa e o filho Pedro Devito, com 4 anos. Assim como muitos dos imigrantes daquela época, a família desembarca para trabalhar no cultivo de café, na fazenda de José Xavier Filho, vilarejo de Santa Lucia, 

Depois de vários anos de labuta como colonos, o filho Pedro, já com 17 anos, deixa a fazenda para trabalhar como carroceiro no município de Taquaritinga, fazendo carretos entre a cidade e os vilarejos vizinhos. 

Tempos depois, emprega-se na fábrica de Refrigerantes “Ideal”, localizada na região central da cidade, estabilizando-se naquela empresa por um longo período.

Em 1920, Pedro casa-se com Tereza Botasso, que continua a trabalhar na lavoura. Todavia, com suas economias, compram uma máquina usada da fábrica onde Pedro trabalha e se mudam para Catanduva, sendo acompanhados pelo pai de Pedro, Liberato, em 1927, fundando, assim, a “Fábrica de Gasosa Devito”. Com o passar dos anos o negócio cresce, o que motiva Pedro a, novamente, se mudar para a cidade de Itajobi/SP, em 1932, porém, agora, sem a companhia de seu pai..

Liberato, por sua vez, permanece em Catanduva,onde enfrenta sérias dificuldades e crises econômicas, no período de 1932 a 1944, bem como uma forte concorrência em Catanduva, o motivando a transferir a empresa para Vera Cruz – SP. Por sua vez, Pedro, em 1945, inaugura um depósito de bebidas em Catanduva, mantendo a sede da “Fábrica de Gasosa Devito” na cidade de Itajobi por mais 3 (três) anos, quando decide transferir-se, definitivamente, para Catanduva, na rua 13 de maio, região central.

Em 1950, Pedro associa-se ao filho Dovílio e mais dois irmãos, constituindo, então, a empresa “Industria de Bebidas Pedro Devito Ltda”, onde permaneceu por um longo e conturbado período, até o ano de 2006, quando passa por uma alteração societária, resultando na constituição de uma nova sociedade, com a integração de Antonio Marcos Devito, filho de Dovílio, e mais dois sócios, em 29 de maio de 2006.

Assim, inicia-se a nova empresa “Refrigerantes Devito Ltda”, dotada de equipamentos de última última geração e lançamentos dos produtos sabor Cola, com a marca Replay, Citrus, Uva, Abacaxi e a linha Diet, mantendo-se a mesma dedicação e qualidade, que acabaram por se consolidar como características marcantes da empresa, desde 1927.

http://www.devito.com.br/site/empr






Nenhum comentário: