Visite tambem o novo Blog.

Visite tambem o novo Blog Relembre os acontecimentos dos anos 80 a 2000 : http://www.yzbrasil.blog.br/

domingo, 17 de outubro de 2010

Pessoas pitorescas e inesquecíveis de Catanduva.

Catanduva era reduto de personalidades pitorescas e excêntricas,que criaram em torno de si,  uma aura de magia e folclore.
Essas pessoas fazem parte do nosso livro de vida, com a vivência e conhecimento de diferenças individuais de comportamento, que adquirimos através delas.
                         

CHAIM

Através de relatos postados na comunidade "Clube dos Entas", no tópico "Histórias e causos engraçados" de Paulo Martinês Lopes,Reuni aqui as características e histórias do Chaim.

Didi  Eu tenho uma passagem do Chaim, que é boa mesmo , um certo dia estou em visita na casa da Tia da minha esposa chega Chaim, bateu palma, a tia da minha esposa estava fazendo almoço e ela estava cortando carne e saiu ciom a faca na mão para ver quem estava chamando, quando ela pareceu o Chaim saiu correndo kkkkkkkkkk, e gritando ta louco a gente´pede café , ela vem com a faca na mão, ela tentou chamar ele , pq sempre ele pedia café pra ela, mas aquele dia foi folclorico , ele ficou assustado, e não voltou saiu reclamando e deu no pinoti , e falou pra todo mundo da tal faca. este episódio foi demais, isso foi em meados dos anos 80 , nunca mais esqueci. ok abração a todos.
Paulo Roberto Não me perguntem o ano, que não me recordo, só lembro bem que foi durante uma gincana no Nicola, onde estávamos angariando fundos para a construção do teatro.
Uma das tarefas era colocar sapato no Chaim, e como todos sabem ele nunca colocou sapato, convenci meu Pai e seu Nicolau a darem banho no Caim, colocar roupa nova e uma botina, foi uma luta mas conseguiram por alguns segundos que ele ficasse com as botinas. o pior ele ficou um bom tempo sem falar com o papai, e ele ia sempre em casa para almoçar ou jantar.
Recentemente ao ler o livro do Dr. Lahós fiquei muito feliz em saber que ele cuidou do Chaim até sua morte.
Muita gente tinha medo dele, eu porém sempre conversei muito com ele,  Pedro Luís  NOSSA EU SOU AMIGO DO GUTO NECHAR FILHO MAIS NOVO DO SR PEDRO NECHAR QUE FOI PREFEITO DE CATANDUVA E TOD FINAL DE SEMANA ELE VINHA NA CASA DO PEDRO NECHAR PERTURBAR E EU E O GUTO PEGAVA UMA BACIA COM AGUA E CORRIA ATRZ DELE, ELE CHEGAVA A CHORAR FALANDO PELO AMOR DE DEUS GUTO NÃO FAÇA ISSO E CORRIA E A GENTE ATRAZ RARARARARARAA E A GENTE FALAVA PARA VC ENTRAR AQUI TEM QUE LAVAR O PÉ SE NÃO Didi  O que eu adimirava no Chaim, que qdo ele estava no café da esquina , ele convidava as pessoas pra tomar café, eu mesmo , qtas vezes paguei café pra ele, ele era meio assustador , mas no fundo quando ele confiava na pessoa ele encostava e batia papo ele não era bobo , ele tinha é muita inteligência Pedro Luís  O CHAIM ERA CORRETOR DE IMÓVEIS E VEICULOS ENTENDEIA BASTANTE DA COISA, AGORA ELE BRAVO ERA FALAR CHAIM BOCA DE ALFACE MINHA NOSSA MAS XINGAVA RARARARARA lVera Eu ouvi comentários sobre esse "causo" da botina... Coitado, o pé dele era enorme e todo esparramado de tanto andar descalço, que qualquer sapato devia ficar desconfortável no pé dele. Lembro dele sempre andando na região do Café da Esquina. Era uma figura inesquecível, sabe-se lá os motivos dele levar aquela vida! te igual ao Chuaim ainda nos dias de Hje. abs. ENTRA ELE CHORAVA BASTANTE endMárcia Rodondo [gerenciar]
Eu tinha um pouco de medo dele. Quando eu ficava descalça minha mãe logo dizia: "vc quer ficar com o pé igual do Cahim?", kkkkkk.... er kkkkkkkkkkkkkk , e ta pronto, kkkkkkkber o que levou ele a se tornar um eremita.Vera Márcia - O Chaim era doidinho. Um dia , véspera de feriado ( a cidade estava bem movimentada) ai ia descendo uma rua, precisei parar porque vinha outro carro sentido contrário. O Chaim( vestido de guarda) começou a me chingar . Vocês não podem imaginar quantos palavrões saio da boca dele. Fiquei puta da vida.....passei a maior vergonha. Cheguei em casa, e liguei para a prefeitura.....queria falar com a prefeito( na época era o Carlinhos) ele me atendeu. Ai contei o acontecido pra ele. Tinha sido ele que tinha dado o uniforme pro Chaim. Ai ele mandou um pessoal ir até o local e tirar o doidinho dela kkkkk,  Uma vez passei de carro com umas amigas, e xinguei o Chaim de pé de porco kkkkk vocês não tem idéia dos nomes que ele me chamou kkkkk( filha de uma bisc..., filha de uma égua etc.....e falava que ainda ia me pegar. Na época eu estudava no Barão ( normal) passado uns dias morreu um aluno da escola...ai o diretor dispensou todos para ir ao enterro. Lá estava eu, e quando olho do lado, quase mo .Didi -  Gostaria de descrever o Chaim para Mariangela , mas é muito dificil , ele era de estatura media não tão alto, rosto comprido , nariz grande como de arabe mesmo cabelos grizalhos liso com entrada e curto, de pele escura como da propria raça arabe, mas pés descalço , mas sempre limpo , não andava rasgado, sempre de camisa abrta na frente de botões e manga curta, quem conheceu bem ele como eu pq conversava sempre com ele, uma pessoa educada, não maltratava ninguém, sempre de cabeça erguida, um bom sujeito boa Alma.Márcia Rodondo- O Chaim não seria um pouco parecido com o Henri Cristo, um pouco mais moreno? Vera Márcia-O Chaim não era educado não....tudo bem que já cutuquei a onça. Mas já contei o que ele fez comigo, quando o prefeito Carlinhos deu um uniforme de guarda municipal pra ele. Ali, ele estava xingando todo mundo ( até falei pro Carlinhos, tire ele de lá que se ele xingar uma esposa de algum juiz, a prefeitura vai estar ferrada. Ele era doido de pedra,,,,,,,

21 comentários:

Valéria disse...

me fala, quem , daquela época não conhecia o CHAIM...
a Márcia disse o q se tornou um "BORDÃO" na boca das nossas mães!..."SE NÃO COLOCAR OS SAPATOS VAI FICAR COM O PÉ DO CHAIM!"...kkk

personagem bem lembrado...
mas existiam vários...alguém se lembra do "KENEDY" ?...era ruivo e andava pelas ruas da cidade ...eu, criança, particularmente, tinha um pouco de medo daquela figura...
e tantos outros!
abrç amiga Mariangela, o Blog está 10!!
mas ainda estou meio perdidinha aqui!...rsrsrs

Mariangela disse...

Valéria ´com a prática todos nós vamos pegando o jeitinho!
Temos muito o que falar dessas "personalidades interessantes de nossa épocca de infãncia e juventude em Catanduva. Alem do Kennedy, tem o Osório, O Xandó, a Margarida,o irmão dela e outros mais....Preciso da colaboraçãi de todos para poder contar e descrever esses personagens.Este Blog ainda tem tanto assunto que nem sei por qual começar! Bjs!

vera márcia disse...

Kkkkkkkkkk não é Xandó Mariangela....é Andó.

Mariangela Candido disse...

KKKKKK..... eita Vera, vc não perdoa nada né amiga!Erro de digitação! hehehehe...ANDÓ!!!

Gisele Grandizolli disse...

Queridas conterrâneas, achei sensacional a idéia de construirmos a história de nossa cidade atra´vés desse blog. Realmente a história contada aqui "mexe" com nossas mais remotas lembranças. E são boas aas lembranças... O Chaim é uma "referência" na nossa cultura citadina e adentrava nossas casas nas falas de n ossas mães mesmo...haha adorei!! Essas figuras se tronam muito importantes à cultura da cidade. Quem vai abrir o assunto sobre os canarvais??? um beijo a todos que fazem esse blog!

vera márcia disse...

Seja bem vinda Gisele....adoramos sua participação. Sei que você pode nos ajudar a construir o tópico que perdemos na comunidade de Catanduva.beijão

Mariangela Candido disse...

Que alegria chegar aqui e me deparar com seu comentário, Gisele!
Isso nos motiva muito na continuação deste Blog!
Suas palavras me deram novo estímulo, depois de ouvir e ler certos comentários depreciativos como: "quem vive o passado, não está feliz no presente" ou, "Isso é coisa de velho, que fica desenterrando velharias do fundo do baú"!
Todos nós aqui sabemos perfeitamente, que estamos apenas resgatando uma história da cidade, uma história de cultura e costumes das décadas de 50,60 e 70 e isso não quer dizer absolutamente, que estamos velhos e não estamos em paz e felizes com nossa realidade atual. Muito pelo contrário! Estamos aqui internautas, alegres e muito bem, obrigado!

Obrigada Gisele! Bjs!

pedro luis disse...

XANDÓ RARARARARARA ESSA FOI A MELHOR DE TODAS!!!! O ANDÓ JOGAVA VOLLEY NA SELEÇÃO BRASILEIRA!!!

Mariangela Candido disse...

Ei! Vcs nunca erraram o dedo não?
Tbm não vou perdoar nenhuma errada de vcs! Me aguardem!kkkkkkk.........

vera márcia disse...

Me perdoa Cumadi Mariangela....juro que não brinco mais com você kkkkkkkk

pedro luis disse...

AAAAAAAAAAAAAAA EU BRINCO SIM ADORO IRRITA ELA, É QE AQUI NO BLOG É CHIQUE NÉ BENHE RARARARARARARA

Mariangela Candido disse...

EEEEEE King Kong, não começa de novo não!!!!
Não tem essa de chic não! Me irritou, levo a escada aí e te puxo as orelhas, tá? kkkkkk.........

Valéria disse...

vixi!...tá ficando tudo igualzinho!...como naquele outro...hehehehe
Pedro e mariangela...até quando...hein!?? kkk
abrç aos 2...

vera márcia disse...

Valéria, eles brigam mas se amam kkkkkkkk

BALTAZAR disse...

QUEM NAO SE LEMBRA DO OSORIO QUE VIVIA BATENDO EM UMA CAIXA DE PAPELAO

DO ANDO´ QUE BENZIA AS PESSOAs frequentavam muito o higienopolis este gotava de fazer isso no nosso bar sorveteria ideal depois do sr. PELLEGREFI nos anos 60 praça da independencia

Márcia Beatriz disse...

E o "Zé Braga", aluno especial que estudava no "Barão"? Quando os professores precisavam sair da sala deixavam ele "cuidando" da gente. Ele se posicionava como professor e dizia todas as palavras que conhecia: "má baxo", "xete e meia", Nexo(Prof.Nelson que ele adorava) e assim por diante. Quando o professor voltava ele dedurava quem havia feito bagunça, haha..

Vera Amaral disse...

Esse blog tá demais! Parabén

Vera Amaral disse...

Opa! Desculpe quis dizer Parabéns!

Guto Nechar disse...

Gente, conhecem a estória do Padre Albino e do Chaim ???
Cenário : Missa celebrada pelo Padre Albino; Evangelho da multiplicação dos pães; Chaim sentado na 1a fila...
Pe Albino (Homilia): - E Jesus, com cinco mil pães (errou, né), deu de comer a cinco homens (inverteu...)
Chaim : - Isso eu também faço...
Pe Albino nada respondeu. Pacientemente aguardou o ano seguinte... Mesma Missa, mesmo Evangelho :
Pe Albino, na Homilia : - E Jesus, com cinco pães (CINCO! falou mais alto, reafirmando e chamando a atenção), deu de comer a cinco mil homens (desenhou no ar, novamente grifando a diferença).
E virando-se pra Chaim, de novo na primeira fila :
- Faz agora...
Chaim, impassivo, após curto intervalo de silêncio absoluto :
- Padre 'Arbino', se pudé usar a sobra do ano passado ...

Mariangela Candido disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Mariangela Candido disse...

Hahahah...Muito boa essa passagemdo Chaim!
DR lHAÓS EM SEU LIVRO"CAIPIRA? NEM TANTO" faz uma referência carinhosa ao Chaim, o qual cuidou até sua morte.