Visite tambem o novo Blog.

Visite tambem o novo Blog Relembre os acontecimentos dos anos 80 a 2000 : http://www.yzbrasil.blog.br/

domingo, 22 de maio de 2011

"A Última Ceia" ( Leonardo da Vinci )


Era muito comum encontrar uma cópia deste famoso quadro do Leonardo da Vinci nos lares durante nossa infãncia e juventude, nos anos 50 e 60.
Eu era criança e  ficava admirando este quadro na casa da minha avó, onde ele ocupava um lugar nobre da parede na sala de jantar.

A Última Ceia (em italiano L'Ultima Cena e também Il Cenacolo) é um afresco de Leonardo da Vinci para a igreja de seu protetor, o Duque Lodovico Sforza. Representa a cena da última ceia de Jesus com os apóstolos, antes de ser preso e crucificado como descreve a Bíblia. É um dos maiores bens conhecidos e estimados do mundo.

Personagens

Os apóstolos se agrupam em quatro grupos de três, deixando Cristo relativamente isolado ao centro. Da esquerda para a direita (do ponto de vista de quem está diante da pintura), Bartolomeu, Tiago Menor, André, Judas Iscariotes, Pedro, João, JESUS, Tomé, Tiago Maior, Felipe, Mateus, Judas Tadeu, Simão Zelote.

http://pt.wikipedia.org/wiki/A_%C3%9Altima_Ceia%20-_Leonardo_da_Vinci







Um comentário:

Rubens Janes disse...

Antigamente, quando o povo tinha realmente uma religião e não andava a cata de dinheiro e de milagres para aumentar fortuna e bens materiais, até as pinturas tinham um certo ar de respeito e grandes pintores deixaram verdadeiras maravilhas que até hoje são admiradas por todos (ou quase) já que, infelizmente nem todos sabem apreciar uma obra de arte igual ao célebre quadro de Leonardo da Vinci. A Santa Ceia representa para os católicos a última Ceia de Jesus junto aos apóstolos; Ele sabia que ia ser cruxificado, daí a transformação do Pão e do Vinho em "Este é o meu Corpo e este é o meu Sangue. Quem comer da Minha Carne e beber do Meu Sangue terá a vida eterna". Pena que muitos não compreendem tão alto significado.