Visite tambem o novo Blog.

Visite tambem o novo Blog Relembre os acontecimentos dos anos 80 a 2000 : http://www.yzbrasil.blog.br/

terça-feira, 24 de maio de 2011

Novela "O Direito de Nascer" (TV Tupi, 1964/1965)



Quem não se lembra desta famosa novela, que gerou comoção nacional nos anos 60?
Naquela época, muitos lares ainda não tinham aparelho de TV, então utilizávamos como recurso, da "televizinha", para não perdermos nenhum capítulo da emocionante história do Albertinho Limonta, da Maria Helena e da Mamãe Dolores.
A sala da vizinha ficava lotada! Gente em pé ou sentada no chão,  para cumprir este ritual amigável de compartilhamento deste horário diário da novela.








Vídeo com imagens de "O Direito de Nascer" (TV Tupi, 1964/1965), ao som da música-tema da própria novela, na voz da famosa Morgana. Uma lembrança a esse estrondoso sucesso da teledramaturgia nacional, com várias imagens raras.

Trecho da novela:




"O Direito de Nascer" foi ao ar simultaneamente pela TV Tupi e pela TV Rio de 7 de dezembro de 1964 a 13 de agosto de 1965, de segunda a sexta-feira às 21h30, com um total de 282 capítulos. Escrita por Talma de Oliveira e Teixeira Filho, baseada no original cubano de Félix Caignet, com direção de Lima Duarte, José Parisi e Henrique Martins. Novela lacrimejosa, ficou por 8 meses no ar com grande repercussão.

A história se passa em Havana, capital de Cuba, no final do séc. XIX e início do séc. XX. Maria Helena Juncal (Nathalia Timberg), filha do poderoso Dom Rafael (Elísio de Albuquerque), namora Alfredo Martins (Henrique Martins), filho de um grande inimigo de Dom Rafael, que portanto jamais aceitaria a união dos dois. Até que Maria Helena acaba engravidando, e Alfredo pede a ela então que aborte a criança, mas ela, perplexa com a atitude do amado, não aceita. Dom Rafael fica furioso quando descobre, e a manda então para uma de suas fazendas, reclusa, junto com Dolores (Isaura Bruno). Dom Rafael instrui a um de seus homens, Bruno, para que matasse a criança assim que o parto acontecesse. O bebê então nasce, um menino que ganha o nome de Alberto Limonta. Bruno tenta matá-lo, mas Dolores o impede de fazer isso fugindo com a criança para salvá-la. Quando Maria Helena acorda, seu pai mente dizendo que Dolores fugiu roubando seu filho.

Maria Helena, extremamente triste e desconsolada, volta então para a casa do pai em Havana. Depois de mais algumas decepções com a filha, o pai acaba mandando a jovem para um convento. Mais alguns anos se passam, e o velho Dom Rafael sofre um sério acidente, necessitando de transfusão sanguínea. Albertinho (Amilton Fernandes), vivendo com Dolores em Santiago e agora médico formado, acaba doando seu sangue e salvando o velho sem sequer imaginar que ele era seu avô, o responsável por tudo. Dom Rafael se recupera, e Albertinho começa a namorar sua neta Isabel Cristina (Guy Loup), que na verdade era sua prima, com quem acaba se casando. Essa é a história (bem resumida) de um dos maiores, mais antigos e estrondosos sucessos da teledramaturgia brasileira, "O Direito de Nascer".

O tema da novela, o qual se ouve durante este vídeo, é cantado por Morgana, grande cantora falecida no ano 2000. Essa foi sua gravação.



Elenco

Isaura Bruno .... Mamãe Dolores
Nathália Timberg .... Maria Helena de Juncal (sóror Helena da Caridade)
Amilton Fernandes .... Albertinho Limonta
Elísio de Albuquerque.... dom Rafael de Juncal
Guy Loup .... Isabel Cristina
José Parisi .... dom Jorge Luís
Maria Luiza Castelli .... Conceição
Vininha de Moraes .... Dorinha
Rolando Boldrin .... dom Ricardo
Henrique Martins .... Alfredo Martins
Luiz Gustavo .... Oswaldo
Oswaldo Loureiro
Meire Nogueira
Marcos Plonka
Verinha Campos
Genésio de Carvalho
Aída Mar
Paulo Walter de Freitas...........Dr Antonio






Nenhum comentário: