Visite tambem o novo Blog.

Visite tambem o novo Blog Relembre os acontecimentos dos anos 80 a 2000 : http://www.yzbrasil.blog.br/

segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Feliz Natal!


Histórias tristes ou alegres fazem parte das lembranças de natal de quase todo mundo. Acho que o clima melancólico é propiciado geralmente pela falta de alguém ou de algo que fizeram parte do passado – principalmente na nossa infância.

Relembro com saudades dos natais na casa da minha avó materna. Saudades sim, melancolia não. Particularmente considero uma data alegre, um dos raros momentos em que por pouco tempo somos mais cordiais e tolerantes com todos, dos próximos aos distantes.

Na infância tinha a expectativa de rever os parentes, brincar com os primos,esperar o  “bom velhinho” e, é claro, ganhar muitos presentes.

Meus avós e meus pais se foram. Já não existe mais o gostoso e aconchegante casarão da vovó. 
O tempo foi passando e  e hoje sinto a mesma  ansiedade em curtir a família, e essa expectativa, é transferida para as pessoas que amo muito e  que fazem parte do meu presente. Para elas,  quero propiciar as mesmas gostosas lembranças que me trazem aqui.

Recordações dos preparativos de natal, quando minha mãe montava a árvore de natal cheia de bolas de vidro coloridas, papai noel e estrela cadente.

Eu esperava muito por este precioso momento  e tinha prazer em ajudar minha mãe nesta tarefa.
Meu pai tinha por"hobby", montar todos os anos o presépio.

Ele era um artista! Fazia todo cenário em argila, gramas verdes de serragem colorida recobriam o chão. Havia iluminação artificial na estrela cadente . Até monjolo fazia parte do cenário do presépio! Ele o confeccionava em madeira,  fazendo-o ser movido por água de bica (água vinda de um estreito caninho passado por dentro das montanhas feitas em argila) batendo graciosamente dentro do pilão.
Nesta época de natal vinha muita gente em nossa casa para apreciar os presépios de meu pai.
Meus natais eram inesquecíveis!

Desejo á todos a mesma alegria e muita paz, amor junto á suas famílias. Que este natal seja memorável como foram e continuarão sendo os meus!

Mariângela Cândido