Visite tambem o novo Blog.

Visite tambem o novo Blog Relembre os acontecimentos dos anos 80 a 2000 : http://www.yzbrasil.blog.br/

segunda-feira, 28 de novembro de 2011

A Musa Inspiradora de "Morena dos Olhos D'Água" (Chico Buarque- 1966)


Chico Buarque - Morena dos Olhos D'água





Morena, dos olhos d'água, 
Tira os seus olhos do mar. 
Vem ver que a vida ainda vale 
O sorriso que eu tenho 
Pra lhe dar. 

Descansa em meu pobre peito 
Que jamais enfrenta o mar, 
Mas que tem abraço estreito, morena, 
Com jeito de lhe agradar. 
Vem ouvir lindas histórias 
Que por seu amor sonhei. 
Vem saber quantas vitórias, morena, 
Por mares que só eu sei. 

Morena, dos olhos d'água, 
Tira os seus olhos do mar. 
Vem ver que a vida ainda vale 
O sorriso que eu tenho 
Pra lhe dar. 

O seu homem foi-se embora, 
Prometendo voltar já. 
Mas as ondas não tem hora, morena, 
De partir ou de voltar. 
Passa a vela e vai-se embora 
Passa o tempo e vai também. 
Mas meu canto ainda lhe implora, morena, 
Agora, morena, vem. 

Morena, dos olhos d'água, 
Tira os seus olhos do mar. 
Vem ver que a vida ainda vale 
O sorriso que eu tenho 
Pra lhe dar. 
Vem ver que a vida ainda vale 
O sorriso que eu tenho 
Pra lhe dar. 


A musa da música é a Eleonora Mendes Caldeira, uma psicanalista de olhos exageradamente verdes, cabelos negros, pele clara pela qual Chico foi muito apaixonado, segundo amigos. Mesmo sendo da "high society", Eleonora sempre foi considerada uma pessoa de uma simplicidade ímpar, muito afável e de uma bagagem cultural pesada, diferente das socialites de Sampa. Ela é a autora do livro "Cultura e Elegância". 

Chico não chegou a assumir publicamente que escreveu a canção para ela, mas, timidamente, soltou num dvd (o qual não me recordo com certeza agora) que houve, sim, a existência da musa, mas pediu para que o diretor não colocasse esse trecho da entrevista no dvd, porque sabia que hoje ela é uma senhora e, acima de tudo, muito bem casada! 

Chico compôs toda a música com apenas 22 anos, em 1966. A melodia é bem simples e muito tranquilizadora (sem trema agora, né?). É uma melodia bem mar. Vai e vem; sobe e desce. Certa vez, Dorival Caymmi durante uma entrevista foi perguntado sobre Chico e, na sua resposta, fez questão de frizar de que sua (Chico) melhor música é Morena dos olhos d'água.
   
Deslumbrante aos 62anos
A psicanalista Eleonora Mendes Caldeira, 62 anos, continua fazendo jus ao título de musa de Chico Buarque - foi ela a fonte de inspiração para Morena dos olhos d'água, de 1966.

. Deslumbrante num longo off-white do estilista Guilherme Guimarães e ostentando um colar de águas-marinhas e pérolas (presente do noivo), ela se casou com o empresário Ivo Rosset, 66,  cercada por amigos. O pedido foi feito em janeiro, em Paris, depois de mais de 15 anos juntos. Agora, a elegante senhora passa a assinar Eleonora Rosset.
http://ame-o-poema.blogspot.com/2009/01/morena-dos-olhos-dgua-chico-buarque.html 
http://www.istoe.com.br/reportagens/4318_DESLUMBRANTE+AOS+62





Um comentário:

Unknown disse...

Música linda demais, amei!!!Amei também a bela história da musa inspiradora!!!Mulher realmente muito linda!