Visite tambem o novo Blog.

Visite tambem o novo Blog Relembre os acontecimentos dos anos 80 a 2000 : http://www.yzbrasil.blog.br/

domingo, 6 de fevereiro de 2011

Homenagem ao Padre César Calda






PADRE CESAR, IRMÃO ISAIAS, GISELE GIMENEZ E ANA LÚCIA
Em frwnte ao Ginásio Dom Lafayette



Comunidade Religiosa de Catanduva

Casa Religiosa sede da Província Brasileira e do Noviciado, abriga os padres: Gustavo Antonio da Silveira, Superior da Comunidade, Ernesto Ferrero, Fábio Pagotto Cordeiro e o Irmão Izaías Queirós do Nascimento.

        Situa-se ao lado do Colégio Jesus Adolescente, antigo Ginásio Dom Lafayette, criado pelo saudoso Pe. César Cauda em 1952, e que congrega: Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio e Extensivo. Uma obra-prima em Educação, terreno fértil para semear a Palavra e ensinar a viver o que ela exige. É dirigido pelos religiosos Pe. Fábio, Pe. Gustavo e Ir. Izaías.

        Também sob os cuidados dos Doutrinários, desde sua criação em 2000, está a Paróquia Nossa Senhora de Fátima, no Parque Flamingo, que tem como Pároco Pe. Gustavo. Responsáveis pelo término de sua construção, eles ali trabalham, destacando-se a pastoral litúrgica e catequética, seguindo o Carisma da Congregação, como seu próprio nome indica: ensinar a doutrina da Igreja aos fiéis e fazer Jesus Cristo conhecido e amado, enfatizando-se sempre a importância da Palavra de Deus na vida do cristão.

Ginásio Dom Lafayette


Fundador Inicial
Giovanni Cesare Cauda – nosso querido “Pe. César”, como ficou conhecido entre nós – nasceu aos 06 de junho de 1923, em Valle San Matteo, distrito de Cisterna d´Asti, na Itália. Ouvindo o chamado à Vida Consagrada, fez seus votos perpétuos em junho de 1944, tendo escolhido a Congregação dos Padres da Doutrina Cristã (Padres Doutrinários) para ajudá-lo a servir a Deus. Ordenou-se presbítero da Igreja em março de 1948, em Turim e, logo no ano seguinte, 1949, veio para o Brasil “onde, por quase 50 anos (1949 – 1997), usou todas as suas energias de religioso e de presbítero em favor da juventude brasileira, utilizando o carisma da Congregação para a formação humano-cristã dos jovens”. 

Assim, em 17 de março de 1952, fundou, em Catanduva, onde funcionava o “Pensionato”, que acolhia jovens Seminaristas que tinham vocação para a vida religiosa, o “Ginásio Dom Lafayette”, atual Colégio Jesus Adolescente, orgulho da cidade, berço de numerosíssimos alunos, hoje profissionais formados em diversas áreas, que por meio das aulas, nutriam-se de fé e de cultura para seu futuro. 

Por muitos e muitos anos, na Matriz de São Domingos, “Pe. César” animou a missa dominical, cantando, rezando com as crianças e, ao seu término, distribuía ingressos para assistirem a filmes no pátio do ginásio, numa dedicação e alegria contagiantes. 

De volta à Itália, em abril de 1997, viveu em Turim, dando seu testemunho de religioso, suportando, nos últimos anos, o sofrimento da saudade de sua obra e de Catanduva, o que seguramente o enriqueceu e o tornou precioso diante de Deus. Morreu no mesmo dia de seu aniversário, 06 de junho de 2005, entre seus confrades, em Turim, sendo sepultado em San Damiano d’ Asti. 

Muitos se recordam dele com saudade e dão graças a Deus pela sua vinda ao Brasil, onde a semente por ele plantada está crescendo e muitos são os seus frutos.

http://www.jesusadolescente.g12.br/fundador

Por Vera Márcia Brandão e Mariângela Cândido





2 comentários:

vera márcia disse...

Amei Mariangela...padre César merece todo nosso carinho. Beijão

Mariangela disse...

Que bom amiga! Que ele te ilumine onde quer que esteja!