Visite tambem o novo Blog.

Visite tambem o novo Blog Relembre os acontecimentos dos anos 80 a 2000 : http://www.yzbrasil.blog.br/

quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Um Cântico de natal (A Christmas Carol)

Ilustração de uma antiga edição do livro.


Marley e Scrooge. Ilustração da primeira edição de A Christmas Carol.

A Christmas Carol é um livro de Charles Dickens. Com várias traduções no Brasil, sendo a mais correta Um Cântico de Natal, o livro foi escrito em menos de um mês originalmente para pagar dívidas, mas tornou-se um dos maiores clássicos natalinos de todos os tempos. Charles Dickens o descreveu como seu "livrinho de Natal", e foi primeiramente publicado em 19 de dezembro de 1843, com ilustrações de John Leech. A história transformou-se instantaneamente num sucesso, vendendo mais de seis mil cópias em uma semana.

Sinopse

Ebenezer Scrooge é um homem avarento que não gosta do Natal. Trabalha num escritório em Londres com Bob Cratchit, seu pobre, mas feliz empregado, pai de quatro filhos, com um carinho especial pelo frágil Pequeno Tim, que tem problemas nas pernas.
Numa véspera de Natal Scrooge recebe a visita de seu ex-sócio Jacob Marley, morto havia sete anos naquele mesmo dia. Marley diz que seu espírito não pode ter paz, já que não foi bom nem generoso em vida, mas que Scrooge tem uma chance, e por isso três espíritos o visitariam.
O primeiro espírito chega, um ser com uma luz que emanava de sua cabeça e um apagador de velas embaixo do braço à guisa de chapéu. Este é o Espírito dos Natais Passados, que leva Scrooge de volta no tempo e mostra sua adolescência e o início da sua vida adulta, quando Scrooge ainda amava o Natal. Triste com as lembranças, Scrooge enfia o chapéu na cabeça do espírito, ocultando a luz. O espírito desaparece deixando Scrooge de volta ao seu quarto.
O segundo espírito, o do Natal do Presente, é um gigante risonho com uma coroa de azevinho e uma tocha na mão. Ele mostra a Scrooge as celebrações do presente, incluindo a humilde comemoração natalina dos Cratchit, onde vê que, apesar de pobre, a família de seu empregado é muito feliz e unida. A tocha na mão do espírito tem a utilidade de dar um sabor especial à ceia daqueles que fossem "contemplados" com sua luz. No fim da viagem, o espírito revela sob seu manto duas crianças de caras terríveis, a Ignorância e a Miséria, e pede que os homens tenham cuidado com elas. Depois disso vai embora.
O terceiro espírito, o dos Natais Futuros, apresenta-se como uma figura alta envolta num traje negro que oculta seu rosto, deixando apenas uma mão aparente. O espírito não diz nada, mas aponta, e mostra a Scrooge sua morte solitária, sem amigos.
Após a visita dos três espíritos, Scrooge amanhece como um outro homem. Passa a amar o espírito de Natal, e a ser generoso com os que precisavam, e a ajudar seu empregado Bob Cratchit, tornando-se um segundo pai para Pequeno Tim. Diz-se que ninguém celebrava o Natal com mais entusiasmo que ele.

Talvez o mais conhecido personagem inspirado nesta obra seja o Tio Patinhas (em inglês: Uncle Scrooge), o avarento da Disney que, junto com Mickey, protagonizou o desenho animado, Mickey's Christmas Carol (1983), baseado em A Christmas Carol, o mais famoso dos contos de Natal de Dickens, que conta também com The Chimes (Os Carrilhões).
É possível encontrar também uma referência no filme Shrek. Na parte final, quando os personagens cantam juntos, o bonequinho de gengibre diz, apoiado numa muleta: "Deus abençoe a todos". Essa é uma fala de Tiny Tim, que também tem deficiência. O que mostra a referência de Charles Dickens em tempos atuais.
Outra referência feita é no filme O Expresso Polar, com Tom Hanks. Nele o protagonista que não acredita em Natal passa por um vagão no trem atulhado de bonecos. Uma marionete de nariz aquilino apresenta-se como Ebenezer Scrooge e o chama de cético.
Em 1992, Os Muppets adaptaram a obra no filme The Muppet Christmas Carol, que estrelou Michael Caine no papel de Scrooge e Caco, o Sapo no papel de Bob Cratchit. Gonzo aparece no papel do próprio Charles Dickens, que é o narrador do filme.
Uma outra homenagem às obras de Natal de Dickens é pouco conhecida. À luz da morte do escritor, uma menina que vendia flores às portas de um teatro de Londres falou: "Morreu Dickens? E o Papai Noel, será que morreu também?" 
O filme Barbie em a Canção de Natal é considerada a versão feminina de A Christmas Carol. A história fala de Eden Starling, uma cantora famosa (porém egoísta) que odeia o Natal. Há personagens que são análogos:
Eden Starling (Ebenezer Scrooge) Catherine Britto (Bob Cratchit) Marie (Jacob Marley)
Em 2009, a Disney lança o filme em 3D, Os Fantasmas de Scrooge, ao qual Jim Carrey interpreta Scrooge.

 A adaptação cinematográfica da obra homônima de Charles Dickens (conhecida em português como Um Cântico de Natal).                                                                                                                                         O filme é escrito e dirigido por Robert Zemeckis, e estrelado por Jim Carrey em uma infinidade de papéis, incluindo Ebenezer Scrooge jovem, de meia-idade e velho, e os três fantasmas que assombram Scrooge.A produção do filme ficou por conta da Walt Disney Pictures. O filme fora lançado nos cinemas mundialmente no dia 6 de novembro de 2009, em Portugal estreou-se a 19 de Novembro.

O filme 3D foi produzido através do processo de captura de performance, uma técnica que Zemeckis já havia utilizado em seus filmes O Expresso Polar (2004) e Beowulf (2007).
O filme começou a ser filmado em novembro de 2008, e fora lançado no dia 6 de novembro de 2009 pela Walt Disney Pictures. A estréia mundial será em Londres, coincidindo com o acendimento da anuais luzes de Natal da Oxford Street e Regent Street, que em 2009 terá Dickens como tema.
O filme será lançado em Disney Digital 3-D e IMAX 3-D. Também será a terceira versão Disney de Um Cântico de Natal em 26 anos, tendo lançado Mickey's Christmas Carol em 1983 (usando os personagens Mickey Mouse e Pato Donald) e posterior distribuição de The Muppet Christmas Carol para a Jim Henson Productions, em 1992, com a Disney adquirindo posteriormente os direitos de The Muppets da Jim Henson 
Productions.
http://pt.wikipedia.org/wiki/A_Christmas_Carol
http://pt.wikipedia.org/wiki/A_Christmas_Carol_(filme_de_2009)








Nenhum comentário: