Visite tambem o novo Blog.

Visite tambem o novo Blog Relembre os acontecimentos dos anos 80 a 2000 : http://www.yzbrasil.blog.br/

quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

PROPAGANDA FAMOSA "SENTA / LEVANTA" (anos 60) Lembram?



Comercial antigo dos anos 60 do famoso tecido Nycron, do bordão "senta, levanta"...que notabilizou o Tergal durante anos na boca do povo e do público telespectador através de várias campanhas publicitárias, produzidas sobre o tema, e principalmente o bordão.


Para dar colher de chá aos meninos, vem a cereja do bolo: tergal! Era o suprasumo da superação em matéria de roupa. Era a salvação da lavoura da dona de casa, da muié véia que tinha de ficar passando terno em casa, das lavanderias que tinham de usar benzina pra lavar a seco os ternos de linho e não deixar brilho. Tergal, aquele que na propaganda da televisão dizia: senta, levanta, senta,levanta, senta levanta! E NÃO AMASSA!

http://hilarius1968.blogspot.com/2009/02/senta-levanta-senta-levanta-lembra.html
Início dos anos 60, Comercial do Tergal Cangaçeiro



Um cangaceiro com Tergal
Em inícios de década de 60 o Brasil conheceu as fibras sintéticas, novidade da indústria têxtil que revolucionária o hábito de vestir. Dois produtos, em particular, ganharam notoriedade: Tergal, fibra produzida originalmente pela indústria inglesa Imperial Chemicals, mais tarde pela francesa Rhodia e Nycron produzido pela Sudamtex, fabricante de tecidos de fibra de capital americano, com sede no Rio de Janeiro. Ambas as empresas disputavam o mercado através de uma comunicação intensa. O conceito era o mesmo: a roupa não amassa, diferencial competitivo em relação às roupas tradicionais. A fibra de Nycron foi anunciada na TV através de um comercial de grande impacto onde uma velhinha surda contracenava com o galã Cláudio Marzo. Popularizou o bordão “senta, levanta; senta levanta”. Já a fibra de Tergal optou pelo desenho animado, veiculando um dos melhores comerciais produzidos com esta técnica já realizados, na primeira década da televisão brasileira. Produção da Lynx Film. O filme foi baseado na temática do cangaço com a trilha “Mulher Rendeira”, em evidência, em diversas versões radiofônicas, desde a estréia do “O cangaceiro” o filme de Lima Barreto premiado no Festival de Cannes. O que o comercial da Tergal tem de especial é justamente o roteiro com um desfecho inusitado, ingrediente de bom humor agregado, focado nos atributos do produto.
Autor: Nelson Varón Cadena

http://www.almanaquedacomunicacao.com.br/um-cangaceiro-com-tergal



Nenhum comentário: