Visite tambem o novo Blog.

Visite tambem o novo Blog Relembre os acontecimentos dos anos 80 a 2000 : http://www.yzbrasil.blog.br/

quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Edith Piaf, sua vida e seus amores


Clique na telinha para assistir Vida e obras de Edith Piaf




Edith Piaf e Marcel Cerdan


Ele foi o grande amor da sua vida. O seu primeiro encontro foi em 1946. Ele, Marcel Cerdan, pugilista francês era casado e pai de quatro crianças.

Ela, Edith Piaf, já era uma cantora famosa. Mas a sua história de amor começou apenas dois anos depois, em Nova Iorque, quando em 14 de Janeiro de 1948, ele foi ouvi-la cantar no cabaret Versailles. Foi o início quase de dois anos de paixão.O rei do boxe e a rainha da canção faziam a felicidade dos jornais.

Em 28 de Outubro de 1949, Edith suplicou ao seu amado para ir encontrá-la em Nova Iorque. Ele conseguiu então um lugar de última hora em um vôo. Infelizmente o avião caiu nos Açores sem nenhum sobrevivente. Edith Piaf, arrasada pela tristeza, nunca se refez desta tragédia, levando sempre na na lembrança o seu grande amor desaparecido.

Túmulo de Edith Piaf em Paris: Cemitério du Père Lachaise
Museu Edith Piaf: 5, RueCrespin-du-Gast, 11eme arrondissement


Edith Piaf e  Theo Sarapo , lição de amor

Chegou aos seus 46 anos intensamente vividos e, sem saber como, encontrou de repente o grande amor da sua vida. Envolveu-se numa relação que surpreendeu o mundo. Enamorou-se loucamente por Théo Sarapo, um jovem grego 20 anos mais novo do que ela.
Edith assegurava que este era o definitivo e maior amor da sua vida. Casou com ele e toda a gente pensou que se tratava de um “gigolô” que queria aproveitar-se da sua fortuna. Para todas as pessoas foi difícil acreditar no amor de uma mulher adulta e famosa por um jovem Adónis grego, mas Edith gritou aos quatro ventos que Théo era o único homem que tinha amado.Um ano depois de casar com o jovem grego, em 1963, Edith Piaf morreu na sua casa do Boulevard Lannes, com a idade de 47 anos, vítima de uma cirrose avançada e com as suas funções deterioradas devido à morfina. O grande amor da sua vida durou-lhe apenas um ano.
Théo Sarapo foi o único herdeiro de Edith Piaf. Os direitos discográficos, de autor e cinematográficos foram parar à sua conta bancária. Isso confirmava as suspeitas de toda a gente. A imagem de “gigolô”, inescrupuloso e oportunista, estendeu-se por todo o mundo, enquanto que o silêncio do grego confirmava todas essas suspeitas. Contudo, sete anos depois, Théo Sarapo voltou a ser notícia de primeira página nos periódicos. Tinha-se suicidado. Sobreviveu até esgotar a “fabulosa” herança recebida de sua mulher, quer dizer, uma lista interminável de dívidas.
A enfermidade e a dependência de Edith Piaf tinham-na deixado na bancarrota e com dívidas até ao pescoço. Théo Sarapo, em silêncio, foi-as pagando como pode, uma atrás de outra, até deixar totalmente limpo o sagrado nome da sua amada. Quando acabou de pagar o último centavo, terminou com a sua existência. Para que a queria, se não podia compartilhá-la com o único amor da sua vida?
Na sua mesa de cabeceira encontraram um bilhete que dizia: "Pour toi, Edith, mon amour". Théo Sarapo ensinou ao mundo e aos seus detractores outra maravilhosa Lição de Amor. Durante os sete anos que demorou a pagar as dívidas da sua amada Edith, jamais se o viu com outra mulher. Foi enterrado junto dela. No fim estariam juntos outra vez, para cantar a duo desde o além.

Por tudo isto hoje quis contar-vos esta história. Porque a gente sempre julga com facilidade, porque os preconceitos e a suspeita encobrem muitas vezes o verdadeiro amor e as boas intenções. Também porque Edith nos demonstrou que não se necessita de toda uma vida para amar e ser feliz, porque nos ensinou que um ano é suficiente para passar “o resto da tua vida" com essa pessoa especial. Por isso, também lhe chamo Lições de Amor.
Texto colhido na Internet

La Vie en Rose é a música mais famosa da cantora francesa Édith Piaf. 





Em junho de 2007 foi lançado um filme biográfico sobre ela, chegando ao cinemas brasileiros em agosto do mesmo ano com o título "Piaf – Um Hino Ao Amor" (originalmente "La Môme", em inglês "La Vie En Rose"), direção de Olivier Dahan.


Colaboração: Valéria Pagliarini Costa



Um comentário:

Anônimo disse...

muito,muito lindo esse filme,acabei de assistir,uma história de amor linda mesmo valeu à pena assistir.