Visite tambem o novo Blog.

Visite tambem o novo Blog Relembre os acontecimentos dos anos 80 a 2000 : http://www.yzbrasil.blog.br/

sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

"Um Bonde Chamado Desejo", filme de 1951





("Blanche DuBois chega à New Orleans para visitar a irmã grávida, Stella, e o cunhado, Stanley Kowalski. Para chegar ao apartamento da irmã, ela precisa pegar o bonde chamado 'Desejo' ('Desire' é uma rua de New Orleans)" . . .)


A Streetcar Named Desire (br: Uma Rua Chamada Pecado / pt: Um Eléctrico Chamado Desejo) é um filme norte-americano de 1951, do gênero drama, dirigido por Elia Kazan, e com roteiro baseado na peça Um Bonde Chamado Desejo,e Tennessee Williams.

Sinopse:

Blanche DuBois é a personagem principal da peça e do filme A Streetcar Named Desire
É a irmã frágil e desequilibrada de Stella, que passa um tempo morando com ela e acaba entrando em conflito com o cunhado Stanley Kowalski por não admitir seus modos selvagens e de seus amigos. Este logo desconfia da suposta "fraqueza nervosa" de Blanche e de seu misterioso passado e acaba se empenhando em descobrir a verdade quando ela passa a se relacionar com Harold Mitchell.
Ela já foi representada pelas atrizes Jessica Tandy (no teatro, onde ganhou o Tony Award), Vivien Leigh (no teatro e no cinema, onde ganhou o Oscar e outros prêmios) e Jessica Lange (em um filme para a televisão).
Vivian Leigh teve um desempenho brilhante no papel, chamando a atenção também porque na vida real era maníaca-depressiva (embora na época se dizia "doença dos nervos"), tendo sido tratada durante muitos anos pela terapia do eletro-choque.

Perfil Psicológico

Blanche é uma personagem complexa por sofrer vários distúrbios emocionais, classificados por ela como "crises nervosas" e que são usados como pretexto para ir morar com a irmã. Porém, no decorrer da história descobrimos verdadeiros problemas psicológicos que resultam em sua internação. Eles provavelmente se iniciaram com o suicídio de seu marido, quando ainda era muito jovem. Além disso, Blanche também se sente atormentada pelo seu passado obscuro e por uma necessidade de se sentir protegida ao lado de um homem, o que se torna cada vez mais difícil, uma vez que já não é mais uma jovem. Seus problemas mentais se manifestam através de uma tendência ao alcoolismo, de vários delírios a respeito de Shep Huntleigh, um milionário que a daria a vida que sempre quis, e de um colapso nervoso.

Elenco principal

Vivien Leigh como "Blanche DuBois"
Vivien Leigh ... Blanche DuBois
Marlon Brando ... Stanley Kowalski
Kim Hunter ... Stella Kowalski
Karl Malden ... Harold 'Mitch' Mitchell
Rudy Bond ... Steve
Nick Dennis ... Pablo Gonzales
Peg Hillias ... Eunice
Wright King ... Colecionador
Richard Garrick ... Médico
Ann Dere ... Matrona
Edna Thomas ... A mulher mexicana
Mickey Kuhn ... Vendedor

Prêmios e indicaçõeMarlon Brando como "Stanley Kowalski"
Oscar (1952)
Vencedor:
Oscar de melhor atriz (Vivien Leigh)
Oscar de melhor atriz coadjuvante (Kim Hunter)
Oscar de melhor ator coadjuvante (Karl Malden)
Oscar de melhor direção de arte (Richard Day)
Indicado:
Ator (Marlon Brando)
Fotografia em preto-e-branco (Harry Stradling Jr.)
Figurino (Lucinda Ballard)
Diretor (Elia Kazan)
Trilha sonora (Alex North}
Filme (Charles K. Feldman)
Roteiro adaptado (Oscar Saul)

Nenhum comentário: