Visite tambem o novo Blog.

Visite tambem o novo Blog Relembre os acontecimentos dos anos 80 a 2000 : http://www.yzbrasil.blog.br/

sexta-feira, 20 de abril de 2012

O movimento"Sing Out"-"Viva a gente"(anos 60)


O grupo folclórico "Sing Out", dançava e cantava na década de 60. O Sing Out era um movimento que nasceu nos EUA e veio para o Brasil para motivação de jovens por bons valores. 

Integrante do movimento mundial “Sing Out”. Naquela ocasião fundaram aqui, também, um grupo de “Viva a Gente”. Era um movimento que tinha como objetivo mobilizar a juventude sob o lema de “honestidade, pureza, altruísmo e amor”. Sua mensagem era transmitida através do canto coral. Em Bagé, o movimento teve muita fôrça. Cerca de cem jovens fizeram parte do grupo. Eram feitas apresentações em diversos lugares do Brasil, em eventos, em escolas ou onde houvesse pessoas que desejassem levar adiante a mensagem do movimento. Com o passar do tempo, este movimento enfraqueceu,e  atuou por dois anos aproximadamente, deixando saudade naqueles que nele se engajaram.

Não conheço profundamente o movimento de  "Rearmamento Moral", no entanto nunca me esqueci da apresentação do grupo Sing Out Deutschland, ligado a ele, no Clube dos 300 de Catanduva, em 1966, do qual minha irmã e minha querida amiga Célia Regina fizeram parte.Uma das músicas de mais sucesso do movimento era: "Viva a gente" e tambem " De que cor é a pele de Deus?", ambas Inclusas no repertório do Orfeão do GE Octacílio de Oliveria Ramos de Catanduva.

http://www.jornaldopovo.com.br/site/colunistas_interna.php?idColuna=118709
http://www.jornalminuano.com.br/noticia.php?id=35933&data=&volta=

Revirei a net para encontrar as músicas do movimento no Brasil, mas encontrei apenas esta versão 

Infelizmente não encontrei as músicas en português, apenas esta edição em italiano, no vídeo abaixo.






Veja a letra em português:

Viva a gente

Um dia não faz tempo
pelas ruas eu andei
o guarda o carteiro
o leiteiro eu encontrei
em todas as janelas
e nos portões tambem
reconheci gente
onde não via niguem

Gente da cidade
e tambem do interior
apareceu um exercito
cada vez maior
lembrei-me da verdade
que ensinavam nossos pais
coisas tão importantes
porem gente é mais

Viva a gente
voces poderão conhecer
muito mais gente
a melhor espécie de ser
com mais gente a
favor de gente em cada lar e nação
haveria menos gente dificil
e mais gente com coração

Em todas as pessoas
existe o mal e o bem
mas elas não deviam
ser atacadas por ninguem
amem-nas mas lutem
pra gente se tornar
homens e mulheres
que deus possa guiar.

Viva a gente
voces poderão conhecer
muito mais gente
a melhor espécie de ser
com mais gente a
favor de gente em cada lar e nação
haveria menos gente dificil
e mais gente com coração

Outra letra belíssima!

De que cor é a pele de Deus?

Eu disse a meu filho: Durma bem
Quando tinha rezado e dito amém
Então me disse olhando aos céus:
Diga de que cor é a pele de Deus.

Deus tendo uma pele,
Qual a cor de sua pele?
Eu disse preto, vermelho, branco
Seja qual for, todos são iguais
Aos olhos do Senhor

Ele então olhou pra mim
Sua pergunta foi: Enfim
Para que brigar por questão de cor
Se somos iguais aos olhos do Senhor?

Fica no passado esta maldade
Agora filhinho a humanidade
Está aprendendo a se corrigir
E como filhos de Deus agir

As Américas poderão permitir
Haver no mundo um novo porvir
As diversas raças assim serão
A força e a glória de cada nação.

19 comentários:

Carminha disse...

OLA GENTE, AQUI EM NITEROI, A TURMA PARTIU TAMBÉM PARA O REENCONTRO.ESTAMOS NOS REUNINDO DE VEZ EM QUANDO PARA UM ALMOÇO,UMA FARRA, DOS "VELHILHOS" RELEMBRANDO AQUELES BONS TEMPOS DA JUVENTUDE.
meu nome é carminha, como eles conhecem, e se quiserem entrem em contato comigo que transmitirei a turma que vocês também estão se reunindo... que bom voltarmos aos bons tempos. Bons sonhos, beijos a todos,

Mariangela Candido disse...

Olá Carminha! Muito legal estes encontros de vocês "Entas" de Niterói!
Infelizmente ainda não conseguimos reunir os "Entas" de Catanduva, pois estão hoje espalhados por todo Brasil.Eu mesma, criadora deste blog, moro em S Paulo há 32 anos! Desta forma de longe fica complicado organizar um encontro assim!Mande meu abração para todos "Entas" de Niterói e não percam o contato conosco! Aceitamos as sugestões de postagem que puderem nos dar!Bjs!

Unknown disse...

Olà! Legal saber do movimento "Viva Gente" neste Blog! Hoje mesmo estava comentando com meu irmão sobre este grupo, e de quando se apresentou em Blumenau (sou de là), nos idos de 60. O grupo alemão se apresentou na então Proeb, hoje Vila Germanica. E dias depois minha prima Tania regeu uma apresentacão, no Colègio Sagrada Famìlia, de um grupo que estava se formando em Blumenau. Tenho as letras guardadas, desde aquela època! E encontro, vez por outra, cancòes no youtube, inclusive em portugues!!! Foi um belo Grupo... deixou muuuuuuitas lembrancas! Abracos, Ellen Crista da Silva.

Anônimo disse...

Boa noite.
Hoje venho com grande alegria dizer que essa música pode ser prestigiada em português, ouvindo uma banda chamada Capela (Projeto Capela).
Espero que gostem, é uma banda de altíssima qualidade e um potencial incrível.

Elcen disse...

olá, não estou nos enta por enquanto, em dois anos saio do inta e vou pra o meu primeiro enta... mas minha mãe ensinou estas duas canções para meus irmãos, para estudantes pois ela é professora, quero saber se alguém tem partitura da música viva a gente. se tiver por favor enviem para mim, t.elcen@gmail.com

parabéns pelas boas lembranças que vocês compartilham aqui!

Luiz Mello disse...

Fiz parte desse grupo nos anos 60 em Niterói. Hoje, conversando com meu filho (18 anos) sobre "um coral chamado Viva a Gente" do qual havia eu participado, resolvi pesquisá-lo da Internet e encontrei vocês (além de outros). Das músicas que cantávamos havia uma, que para mim era uma da melodias mais belas, da qual não me recordo o nome e só alguns pequenos pedaços da letra. Não encontrei-a em lugar nenhum. Peço que me ajudem. Eis um breve trecho (não sei se totalmente certo): Senhores prestem atenção para a história que vou contar .....

Bom encontrar vocês

Luiz Pires de Mello

M. Helena disse...

Boa tarde.... meu irmão (infelizmente falecido) tinha um LP... isso já uns 40 anos no mínimo...sempre quis ouvir as músicas... tenho viva em minha memória parte do Viva a gente.... Cor da pele de Deus.... e Água para um país sedento. Gostaria muito de ouvir essas músicas novamente. Tem algum lugar que eu consiga?? Att. M. Helena mhelenaleone@gmail.com

Unknown disse...

Oi fiz parte do grupo de Novo Hamburgo!que saudades senti , de ver esta reportagem hoje!ja faz 41 anos ,muito tempo mas ainda sei as músicas e letra !!!!

Lady Cassano disse...

Boa tarde, Luiz. Meu marido também participou do viva gente de Niterói e gostaria de entrar em contato. O email dele é cesargenn@hotmail.com. Obrigada

Lady Cassano disse...

Boa tarde, Carminha! Meu marido também participou do viva gente de Niterói e gostaria de entrar em contato. O email dele é cesargenn@hotmail.com. Obrigada

nmccpaker@gmail.com disse...

Não participei, mas amava ver o grupo da época de sessenta cantar e fazer a coreografia. era um estímulo para os jovens, serem pessoas melhores.Lembro com carinho, hoje em dia comento com meus filhos, que vejo movimentos dessa geração que até entristece , da nossa além de alegre, motivava para a vida, até. No nome do movimento.

Thebano Emilio disse...

Bom achar este grupo.

Carminha, Você foi uma das que foram se apresentar em São Fidélis? Eu participei pelo "Viva a Gente" de lá. Éramos umas 30 pessoas.

Luis, a músia que você está falando é Jatobá. "... No Ceará tem um pé de Jatoba ..."

Tenho a mídia gravada em mp4. Vou tentar colocar em algum lugar para vocês matarem a saudade. Aviso por aqui.

Beijos em todos.

Thebano Emilio

veraruaro disse...

Muito legal saber noticias deste grupo que tantas alegrias me deu! Participei do Viva Gente em Porto Alegre jto com minha irma! Gostaria de assistir o video acima mas esta indispunivel!

Valnei disse...

Olá, tenho esse LP em perfeito estado...valnei.72@gmail.com

Photographo disse...

Cantei no Viva a Gente de Porto Alegre e nos apresentamos no Maracanazinho em abril de 1967. Experiência inesquecível.

marcio duarte moreira disse...

NOSSA, CONHECI O GRUPO VIVA GENTE LÁ PELOS ANOS 60 EM BAURU,ERA INTERNO DO COLEGIO CASA DO GAROTO,ESTA TURMA EM TOURNEE PELO BRASIL FEZ UMA PARADA EM BAURU,NA NOITE DO ESPETACULO O GINÁSIO ESTAVA CHEIO POIS TODOS QUERIAM VER AQUELES JOVENS TÃO BADALADOS AH FOI ENFUSIANTE,FANTÁSTICO,MARAVILHOSO,GUARDO ATÉ HOJE EM MINHAS LEMBRANÇAS AS CANÇÕES.AGORA COM MEUS 65 ANOS PASSEI PARA MEUS FILHOS E AGORA NETOS ESTA RECORDAÇÃO NESQUECIVEL...VIVA GENTE SAUDADES VCS SÃO ETERNOS ASSIM COMO A ALMA..OBRIGADO.

marcio duarte moreira disse...

AH TENHO OUTRO ENDEREÇO QUE é
,marcioduartemoreira@hotmaill.com

Anônimo disse...

Olá
Não participei diretamente do VIVA GENTE mas meu irmão Tauxo (Francisco) participou .
Ele amava
Sinto saudades dele e de vcs
Claudia

Anônimo disse...

Meu nome é Luiz Carlos Junker, tenho 70 anos e fiz parte do viva a gente na cidade de São Marcos, no Rio Grande do Sul, lembro muito bem desta época e das músicas que cantávamos, sinto muita saudade destas músicas e das coreografias que acompanhavam essas músicas.