Visite tambem o novo Blog.

Visite tambem o novo Blog Relembre os acontecimentos dos anos 80 a 2000 : http://www.yzbrasil.blog.br/

terça-feira, 26 de junho de 2012

Pattie Boyd, musa do Rock Generation





Pattie Boyd foi inspiração para grandes clássicos do rock. “Something”, que Frank Sinatra disse ser a  mais bela love song de todos os tempos, “I Need You”, “Think for Yourself”, de George Harrison; e “Layla”, “Wonderful Tonight”, “Why does Love Have to be so Sad”, de Eric Clapton. Por isso, é considerada a maior musa do Rock Generation




Patricia Anne Boyd nasceu em 17 de Março de 1944 na Inglaterra. Modelo, atriz e fotógrafa, Pattie é conhecida por ter sido esposa de duas grandes estrelas do rock internacional, George Harrison e Eric Clapton, além de ser inspiração para algumas das músicas mais românticas de todos os tempos. Pattie foi uma modelo de sucesso durante a década de 1960 e 70, aparecendo na capa de várias revistas de moda como a versão britânica e italiana da Vogue.
Depois de conhecer George Harrison durante as filmagens de A Hard Day's Night em 1964, Pattie se casou com George no dia 21 de Janeiro de 1966. Ela foi a inspiração para uma das músicas mais famosas de George Harrison, Something de 1969 que é a segunda música mais regravada da história atrás apenas de Yesterday. A procura espiritual e a irrevogável infidelidade de Harrison acabaram por alienar Pattie, e eles se divorciaram em 9 de Junho de 1974.
A amizade de Eric Clapton com Harrison o aproximou de Pattie, com quem ele se apaixonou profundamente. Quando ela o recusou, Clapton escreveu a maior parte do álbum Layla and Other Assorted Love Songs de 1970, da banda Derek and the Dominos. O grande sucesso Layla foi inspirado em um poema do poeta Nizami Ganjavi chamado "The Story of Layla and Majnun". A história mexeu muito com Clapton, que alimentou seu vício por heroína e quase enlouqueceu por não poder se casar com Boyd. Pattie deixou George por Clapton, com quem se casou em 27 de Março de 1979.
Eric Clapton escreveu "Wonderful Tonight" em 1976, "Pretty Blue Eyes", "Golden Ring", "Never Make You Cry", "Pretty Girl" e inúmeras outras canções para Pattie. Porém, como em seu casamento com George, a imagem externa de casal perfeito escondia inúmeras crises. Ela se divorciou de Clapton em Junho de 1988, depois de anos de alcoolismo e infidelidade por parte dele.

George Harrison e Eric Clapton continuaram bons amigos apesar da disputa por Pattie. George conheceu Olivia Trindade Aires em 1974 e em 1 de agosto de 1978 nasceu seu primeiro e único filho, Dhani Harrison. George e Olivia, casaram-se em 2 de setembro do mesmo ano, um mês após o nascimento do filho. Eric Clapton conheceu em 1999 a artista Melia McEnery, de 23 anos, em Los Angeles. Eles se casaram em 2002 na cidade natal de Clapton, Ripley, na Inglaterra, e tiveram 3 filhas.
Já foi afirmado que John Lennon e Mick Jagger também flertaram com Pattie, Jagger admitiu que na década de 80 ele tentou (e falhou) seduzi-la por anos. Ela teve um caso com o futuro Rolling Stone Ronnie Wood em 1973, no fim de seu casamento com George. Pattie quebrou seu coração, influenciando o trabalho de outro músico, como a música "Breathe On Me".

Até hoje "sinto um arrepio na espinha quando escuto essas canções", como diz Pattie, aos 63 anos.

"Estou tão familiarizada com elas. Elas se tornaram íntimas. Tornaram-se parte de mim. Por isso, quando escuto essas músicas, é na verdade uma parte do meu corpo que estou escutando", declarou.











http://g1.globo.com/Noticias/Musica/0,,MUL153235-7085,00-EXMULHER+DE+CLAPTON+E+GEORGE+HARRISON+DA+SUA+VERSAO+EM+AUTOBIOGRAFIA.html
http://pt.wikipedia.org/wiki/Pattie_Boyd
http://anos60.wordpress.com/2011/11/26/musas-dos-anos-60/




Nenhum comentário: