VAI ME DIZER QUE ESTA IMAGEM NÃO FEZ PARTE DE SUA INOCENTE CRENÇA INFANTIL???
Quando perguntávamos á nossa mãe, como viemos á este mundo, ela envergonhada, optava por uma das
várias hipóteses de como os bebês surgiram em nosso planeta. A mais comum é a de que viemos da cegonha. Era sempre a mesma história. As cegonhas pegam os bebês já prontinhos, embalam numa fraldinha branca e saem voando pelos céus em direção às suas casas e aos seus pais. Estes não sabiam ao certo se os filhos acreditavam na história, mas, mesmo assim, falavam.
Depois veio a história da sementinha: o papai planta uma semente no umbiguinho da mamãe, espera nove meses, a plantinha cresce e o neném nasce. Acontece que essa e outras inúmeras histórias só servem para uma coisa: chegarem à conclusão de que seus pais têm uma imaginação fértil. E bota fértil nisso! Vendo pelo lado dos pais, até que é meio dificíl explicar, aos seus filhos, o verdadeiro processo da reprodução humana e tentam sair pela "culatra" inventando novas histórias a cada dia que passa.
Desde os tempos mais antigos que é assim. Mas também pudera, né!? Na sociedade em que nascemos, cheia de pré-conceitos, (conceitos que adquirimos ao longo de nossas vidas, já existentes antes mesmo de nascermos) é quase impossível de se dizer para um "pequenino" como o papai e a mamãe têm que ficar e o que têm que fazer para que tudo ocorra.
Normalmente, descobríamos através de outras pessoas e de forma maliciosa,como de fatos chegamos á este mundo.
A lenda da cegonha surgiu na Escandinávia. Conta-se que, na época em que os bebês costumavam nascer em casa, às mães diziam aos filhos que os bebês haviam sido trazidos pela cegonha justificando o aparecimento repentino de um novo membro na família. Para explicar o descanso da mãe depois do parto, dizia-se que, antes de partir, a cegonha havia bicado sua perna.
A escolha da cegonha como símbolo foi devido a sua característica dócil e protetora, que dedica atenção especial e carinho às aves doentes ou mais velhas. Os antigos romanos criaram uma lei incentivando as crianças a cuidarem dos idosos, denominada Lex Ciconaria (Lei da Cegonha).
Além desse motivo, há o do fato das cegonhas costumarem fazer seu ninho ao lado da chaminé das casas e voltarem sempre para o mesmo lugar, para pôr ovos e cuidar dos filhotes. A mistura de generosidade e fidelidade ao ninho criou um símbolo perfeito. A lenda se espalhou pelo mundo no século XIX, através dos contos do escritor dinamarquês Hans Christian Andersen.
http://www.brasilescola.com/curiosidades/origem-da-lenda-da-cegonha.htm
As cegonhas (Ciconia spp.) são aves migrantes da família Ciconiidae. As cegonhas têm cerca de 1 metro de altura e 3 kg de peso. O seu habitat é variado e a alimentação inclui pequenos vertebrados. São animais migratórios e monogâmicos. As cegonhas não têm faringe e por isso não emitem sons vocais, emitem sons batendo com os bicos, actividade a que se dá o nome de gloterar.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Cegonha
Nenhum comentário:
Postar um comentário