Visite tambem o novo Blog.

Visite tambem o novo Blog Relembre os acontecimentos dos anos 80 a 2000 : http://www.yzbrasil.blog.br/

quarta-feira, 1 de junho de 2011

1950- Inauguração da TV Tupi

Em 18 de setembro de 1950, a televisão finalmente é inaugurada no Brasil, em São Paulo, em uma cerimônia considerada hoje simplória para a ocasião em questão. Assis Chateaubriand instala vários aparelhos pela cidade para que o povo conheça o que é televisão, pois muitos ainda nem sabiam do que se tratava. Naquele mesmo dia, é exibido um show que é considerado o primeiro programa da televisão no Brasil, TV na Taba,numa  numa alusão aos primeiros moradores de nosso país.








"TV NA TABA"

Os acontecimentos referentes à noite de abertura da TV Tupi de São Paulo – a primeira do Brasil e da América Latina – estão embaralhados nas mentes e nos escritos de diversos personagens participantes deste evento histórico. Até mesmo as palavras de abertura pronunciadas, supostamente, pela então iniciante atriz Iara Lins são controversas. Segundo alguns, a atriz teria pronunciado, quando da abertura da transmissão de inauguração da TV Tupi de São Paulo: “No ar, a PRF-3 TV Difusora”. Outras fontes informam que, na verdade, as palavras dando início à grande aventura da televisão em terras tupiniquins seriam: “Senhoras e senhores telespectadores. A PRF-3 TV Emissora Associada de São Paulo orgulhosamente apresenta neste momento o primeiro programa de televisão da América Latina”. E mais outra fonte informa que Iara Lins teria dito: “Está no ar a PRF-3 TV Tupi de São Paulo, a primeira estação de televisão da América Latina.” . Para complicar ainda mais as coisa, a frase dita teria sido "Está no ar a TV no Brasil", dita, segundo outras fontes, por uma garotinha de 5 anos chamada Sônia Maria Dorce, vestida como uma indiazinha.

Quais foram as palavras exatas e quem as disse, não importa. O importante é que, no dia 18 de setembro de 1950, às 21 horas (historiadores da história da TV dizem que as transmissões aconteceram das 18 às 23h), é inaugurada a primeira emissora brasileira e sul-americana de televisão, o que, passados alguns anos, causaria mudanças profundas na vida e nos hábitos da população brasileira.

http://decadade50.blogspot.com/2006/08/tv-na-taba.html







       






Nenhum comentário: