Visite tambem o novo Blog.

Visite tambem o novo Blog Relembre os acontecimentos dos anos 80 a 2000 : http://www.yzbrasil.blog.br/

quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

John Lennon - Imagine, um clássico de 40 anos.



John escreveu "Imagine" no avião voltando a Inglaterra, no verso da conta do hotel que ele encontrara no seu bolso. A canção foi toda inspirada nos textos de Yoko Ono em seu livro "Grapefruit", publicado originalmente em 1964. Lennon depois iria confessar culpa em sua fraqueza machista de não ter incluído o nome de Yoko como co-autora. Ele concluiria que, em parte, isto se deveu a sua necessidade de ver apenas o seu nome em seu disco, após passar tantos anos dividindo os créditos com Paul McCartney.


Em "Grapefruit", Yoko oferece uma série de suges- tões, que ela chama de "peças", compostas exclusivamente de idéias soltas, amarradas em um só tema. Este, aliás, é o núcleo intelectual de toda arte avant-garde, a noção de que a idéia é mais importante do que sua representação. No caso deste livro, são oferecidos uma série de idéias ou sugestões que começam sempre com a palavra "Imagine". Sugestões como "imagine your body spreading rapidly all over the world like a thin tissue" (Imagine seu corpo se espalhando rapidamente por todo o planeta como um tecido fino). Na contra capa do álbum, com uma foto montagem de Lennon aparentando olhar para o céu, lê-se uma destas peças. "Imagine the clouds dripping. Dig a hole in your garden to put them in" (Imagine as nuvens pingando. Faça um buraco no seu jardim para guardá-los).
Se foi "Grapefruit" que ofereceu a estrutura para sua nova canção, a direção filosófica veio de outro livro. O comediante americano Dick Gregory deu para John um livro de salmos que oferecia o que chamam de "preces positivas". O livro oferece dentro de sua filosofia, o conceito de que, para se poder receber qualquer coisa de Deus, deve-se primeiro imagina-lo para si mesmo. Esta idéia, o conceito de projetar as coisas que deseja que faça parte do seu futuro, ganharia forte adesão por parte de John Lennon, a ponto de, mesmo em 1980, em uma de suas últimas entrevistas, ele ainda falar do assunto.

Lançado em 8 de outubro de 1971, muita gente chamou Lennon de hipócrita por sugerir que todos imaginassem não haver possessões, enquanto ele próprio morava em uma mansão com acres de jardim, um lago e até uma ilha no meio. Porém com a ajuda do arranjo de Phil Spector, utilizando cordas executados por músicos creditados como The Flux Fiddlers, e em termos gerais, adocicando a mensagem, sua utópica concepção tocou os corações de muita gente. Com "Imagine", Lennon alcança em sua carreira solo um hit de prestígio, tão grande ou maior do que em sua carreira com os Beatles. Indagado, Lennon iria preferir a crueza de canções como "Mother", "God" e "Working Class Hero". Ele comentaria em certa ocasião que a canção "Imagine" seria comparável a "Working Class Hero" com cobertura de chocolate por cima. "Foi a mensagem que eu aprendi. Se você quer que sua mensagem seja ouvida, jogue um pouco de açúcar nela".

Fonte: Imagine - John Lennon - Resenhas de CDs http://whiplash.net/materias/cds/003256-beatles.html#ixzz1iYEBsm1T

Nenhum comentário: