Visite tambem o novo Blog.

Visite tambem o novo Blog Relembre os acontecimentos dos anos 80 a 2000 : http://www.yzbrasil.blog.br/

quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Francisco Alves - Chuvas de verão (1948)



Fernando Lobo
1948

Samba-canção - Letra e música de Fernando Lobo

Clássico da MPB, Chuvas de Verão refletia o clima de confissões amorosas que prolongavam ou encerravam romances iniciados nos ambientes das boites dos anos 40 e 50.

Fernando Lobo nasceu em Recife (PE) em 1915, de classe média, estudou Direito e iniciou-se no jornalismo pernambucano até 1939 quando se transferiu para o Rio de Janeiro, continuando suas funções jornalísticas nas revistas "Carioca", "O Cruzeiro" e "A Cigarra".

Foi profissional de rádio e televisão além do jornalismo; renomado cronista do Rio, Fernando Lobo e seus companheiros de boemia como Ary Barroso e Antonio Maria recolheram inspiração para muitas de suas músicas na agitada vida noturna que levavam, principalmente para os sambas-canção que estavam no auge; foi companheiro e amigo da elite musical do Rio de Janeiro dos anos 40 aos 70. Pai do compositor e cantor Edu Lobo, Fernando faleceu em 1996.

A música Chuvas de Verão gravada originalmente por Francisco Alves talvez não se tornasse um clássico (isso foi reconhecido pelo próprio Fernando), não fora a versão gravada por Caetano Veloso, vinte anos depois; é claro que a beleza da composição sempre existiu, mas Caetano soube aproveitar melhor o clima de rompimento amoroso, com uma delicadeza de tratamento que faltou à gravação original; a canção tem seu momento culminante no verso que repete o título, definindo com lirismo e precisão a transitoriedade dos romances de ocasião.

Dárcio Fragoso

http://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20081018084730AAWFMcG


Nenhum comentário: