Visite tambem o novo Blog.

Visite tambem o novo Blog Relembre os acontecimentos dos anos 80 a 2000 : http://www.yzbrasil.blog.br/

quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

"DECLARO ABERTOS OS IV JOGOS PAN-AMERICANOS" (1963)


"DECLARO ABERTOS OS IV JOGOS PAN-AMERICANOS"

Frase o Governador Ademar de Barros proclamou a abertura dos Jogos Pan- Americanos no Estádio do Pacaembu, em São Paulo, para 45.000 pessoas presentes .


Às 15h55' teve início o grande desfile dos milhares de atletas. Foi uma festa monumental e muito bem organizada. 
A revoada de milhares de pombos encantou a todos.

Foi de responsabilidade da cidade de São Paulo sediar os IV Jogos Pan-Americanos. Realizados no auge da Guerra Fria no cenário americano, apenas um ano depois da Crise dos mísseis de Cuba em 1962, onde o mundo beirou a Guerra nuclear e a possível Terceira Guerra Mundial. Pela primeira vez, duas cidades disputaram para sediar os Jogos: Winnipeg, no Canadá, e São Paulo, no Brasil. Com o total de dezoito votos contra cinco, a cidade brasileira, que tinha a metade de sua população formada por jovens com idade inferior a 21 anos, o que favorecia o desenvolvimento esportivo, conquistou o direito de sediar os Jogos Pan-Americanos de 1963.
O Estádio do Pacaembu lotado assistiu à cerimônia de abertura dos jogos. A chama olímpica, que fora acesa por índios carajás, adentrou o estádio nas mãos do velocista José Telles da Conceição, após ter passado por cidades como Goiânia, Uberlândia e Ribeirão Preto. Com direito a revoada de pombas e tiros de artilharia, as bandeiras olímpica e pan-americana foram hasteadas, logo antes do juramento do atleta, realizado por Amaury Pasos, campeão mundial de Basquetebol pelo Brasil em 1959. A cerimônia foi encerrada com o Hino Nacional Brasileiro, dando início à quarta edição dos Jogos Pan-Americanos.
Esta edição foi dominada pelos Estados Unidos, que conquistaram um total de 201 medalhas, quase quatro vezes mais do que a delegação brasileira, segunda colocada. Com a participação de 1665 atletas de 22 países, esta fora a edição com o menor número de competidores da história dos Pans. Com a competição sem muitos concorrentes, nações como a uruguaia puderam se destacar. O Brasil, por sua vez, teve a melhor colocação na história no quadro de medalhas do Pan e o maior destaque obtido, com quatorze ouros, vinte pratas e dezoito bronzes, passando, pela primeira vez, a Argentina na classificação geral. Entre seus destaques estavam Maria Esther Bueno, que mesmo após ter sua mão mordida por um cão, ganhou o ouro no tênis feminino simples e prata na dupla com Maureen Schwartz, e a seleção brasileira de futebol masculino de Jairzinho e Carlos Alberto Torres, que conquistou a primeira colocação do pódio.
( Fonte de Pesquisa: Wikpédia)



Vamos ver aqui um pequeno trecho da abertura?






Este é o sêlo comemorativo dos Jogos Panamericanos.


Aqui estão as medalhas de bronze 




Nenhum comentário: