Aberta em 1910 como Villa Adolfo, nome do então distrito de São José do Rio Preto. Em 1917, o nome foi alterado para Catanduva, quando da criação do município. As alterações da linha nos anos 40 e 50 não tiraram a estação do leito original, e em 1955, passou por ali o primeiro trem já pela bitola larga. Em 15 de março de 2001, ali parou o último trem de passageiros, vindo de São José do Rio Preto para Itirapina.
Em 10 de setembro de 1955, o último trem de bitola métrica chega a Catanduva. Notar os dormentes já com cravos para receber a mudança do trilho para a bitola larga. Tal seria feito logo depois e pela madrugada adentro.
Histórico da Linha: A Estrada de Ferro de Araraquara (EFA) foi fundada em 1896, tendo sido o primeiro trecho aberto ao tráfego em 1898. Em 1912, já com problemas financeiros, a linha-tronco chegou a São José do Rio Preto. Somente em 1933, depois de ter sido estatizada em 1919, a linha foi prolongada até Mirassol, e em 1941 começou a avançar mais rapidamente, chegando a Presidente Vargas em 1952, seu ponto final à beira do rio Paraná. Em 1955, completou-se a ampliação da bitola do tronco para 1,60m, totalmente pronta no início dos anos 60. Em 1971 a empresa foi englobada pela Fepasa. Trens de passageiros, nos últimos anos somente até São José do Rio Preto, circularam até março de 2001, quando foram suprimidos.
Fachada da estação de Catanduva, em 1956. Foto da Enciclopédia dos Municípios Brasileiros, IBGE, 1958
A estação e viaduto sobre a linha, vistas do outro lado da linha nos anos 1950. Acervo Mario Sandrini
A estação, vista da cidade nos anos 1950. Acervo Mario Sandrini
Foto Hermes Y. Hinuy
____________________
Pesquisa:
http://www.migalhas.com.br/pintassilgo/mig_pintassilgo.aspx?op=2&comarca=Catanduva&cod=24779
http://www.estacoesferroviarias.com.br/c/catanduva.htm
Nenhum comentário:
Postar um comentário