Visite tambem o novo Blog.

Visite tambem o novo Blog Relembre os acontecimentos dos anos 80 a 2000 : http://www.yzbrasil.blog.br/

quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Filhos ilustres de Catanduva- João Elias (Salim Muchiba, da Escolina do prof Raimundo)






João Elias - João Elias (1945) é um humorista brasileiro. Seu personagem mais conhecido é o Salim Muchiba, na Escolinha do Professor Raimundo e na Escolinha do Barulho.

Oficialmente: Antônio João Elias de Oliveira. Para os que conhecem seu talento de humorista: João Ellyas que, na televisão, personifica o Salim Muchiba. Para os que privam da sua amizade: apenas, João. 

Aos vinte anos escrevia poemas como, via de regra, a maioria dos estudantes do ginasial o faziam. Era igual aos cinco outros jovens que, com ele, completavam a Viola de 6 cordas, nome de um grupo de intensa atividade literária, constantemente estimulado pelos professores do histórico Instituto de Educação “Barão do Rio Branco”, onde estudava. 

Em 1966, João publicava sua primeira obra escrita. Um opúsculo, com quarenta páginas e dezessete poemas, que já anunciava uma linguagem que iria inundar esta obra atual em prosa com um teor lírico indisfarçável. 

A ilustração da capa da primeira obra era também de sua autoria, como que prenunciando o seu talento diversificado. Era um sintoma da sua manifestação nas letras e das suas experiências nas artes plásticas modernas, pois, já em 1959, participava do III Salão de Pinturas de Catanduva com a precocidade dos seus quatorze anos, portanto, sete anos antes de vir à luz o seu primeiro livro. 

Atualmente, suas pinturas abstracionistas espalham-se por várias coleções particulares.

Editado em 2009, ilustrado, 104 páginas, formato 14x21cm. 




Nenhum comentário: