Visite tambem o novo Blog.

Visite tambem o novo Blog Relembre os acontecimentos dos anos 80 a 2000 : http://www.yzbrasil.blog.br/

sábado, 13 de novembro de 2010

Vocês se lembram das balas Juquinha? Por Vera Márcia Brandão


Quem se lembra das balas Juquinha?!




Quem no Brasil não se lembra das tradicionais balas Juquinha? Antes das balas Juquinha se tornarem famosas, a empresa produzia refresco em pó efervecente. Foi fundada em 1945 pelo português Carlos Maia, com a razão social de Salvador Pescuma Russo & Cia Ltda., e apenas nos anos 50 o antigo proprietário iniciou a fabricação de balas mastigáveis. Nasciam assim as famosas balas que encontraram logo uma grande aprovação em todo território nacional com o tradicional sabor Tutti-Frutti.

A guloseima clássica, inicialmente era produzida na cozinha da casa de Carlos Maia, com know-how adquirido de um colega da concorrente Balas Chita. Mas o empresário não tinha um nome para sua criação. Pediu sugestões a um amigo, também português, que não titubeou: “Coloque o meu nome, ora pois!”, disse o compadre Juca. O confeiteiro achou que o nome não era lá muito apropriado e decidiu usar o seu diminutivo. Foram batizadas, assim, as balas Juquinha.

Decidido a modernizar sua linha de produção, o português Maia comprou máquinas de última geração em 1979 e acabou se atolando em dívidas. Três anos depois vendeu a fábrica. O italiano Sofio a adquiriu e ampliou a linha com novos sabores de bala e pirulitos. No começo dos anos 80, desejando ampliar seus horizontes, a Juquinha começou a exportar para os Estados Unidos da América. Mais uma vez o sucesso é imediato.

Saudosismo pouco é bobagem…

Via DoceBlog, na íntegra

4 comentários:

Márcia Rodondo disse...

É só falar nas Balas Juquinha que a música já vem: "Balas Juquinha..de tamarindo, uva e limão..."Não consigo me lembrar da letra.

Márcia Rodondo disse...

Lembrei mais um pedaço: "Juquinha quando está chupando bala, não fala~! Não fala não da bola nem da bala, Juquinha", hahahahahaha....

Claudio Flash Back disse...

Olá Marcia, acho que a música, era algo assim:
"juquinha quando está chupando bala, não fala
não fala nem dá bola e nem dá bala, Juquinha..." e assim por diante!
Lembra?
Abraços

Anônimo disse...

Norival Souza (nori)

juquinha quando esta chupando bala,não fala
não fala e nem da bola e nem da bala,juquinha
bala de côco de fruta e limão ,abacaxi e ortelã
balas juquinha,balas juquinha,balas juquinha,balas juquinha...

tv tupi canal 4 esta propaganda passava no intervalo do programa Giovana,
tinha os desenhos,sanssão,frank stein jr,space gost,may thor,brasinhas no espaço com seu predador capitão gancho,e se eu não estiver enganado este ultimo não tenho muita certeza o net 5 o corredor speed racer com seu irmãozinho Zequinha eo corredor X. obs. A geração de hoje que me desculpem mas no nosso tempo era muita coisa legal cara . um abraço a todos beijo nas mulherada. 23/08/2016 16:33