Visite tambem o novo Blog.

Visite tambem o novo Blog Relembre os acontecimentos dos anos 80 a 2000 : http://www.yzbrasil.blog.br/

domingo, 14 de novembro de 2010

Nossa alfabetização, nossas cartilhas! Por Mariângela




Cartilha Sodré, aprendendo o uso do "LHA"


Produzida por Benedicta Stahl Sodré, a “Cartilha Sodré” vendeu 6 milhões de exemplares entre 1940 e 1989. Aqui vou falar especialmente da cartilha "Caminho Suave"pela qual fui alfabetizada.


Quem trilhou esse caminho?

a de abelha
b de bola
c de casa
d de dado
e de elefante
i de igreja...

A babá lava o bebê

Clique agora na telinha abaixo para folhear a cartilha



Muitos de nós chegamos até aqui percorrendo o mesmo caminho, estou quase certa disso.

Recordando esses primeiros passos na Cartilha Caminho Suave da educadora Branca Alves de Lima sinto saudades e paro para pensar o quanto cada lição daquela cartilha colaborou para estarmos hoje navegando pela Internet, trocando idéias, fazendo amigos, criando o virtual.

Me lembro que como todo começo, foi penoso, deu muita insegurança, mas aos poucos abriu horizontes, nos permitiu voar, sonhar.

As lições que hoje com um pouco de esforço podemos lembrar ainda de cor eram passadas num ritmo próprio da época, recitadas pela classe num coral afinadíssimo, mas balbuciante. Demoramos a nos firmar. Tivemos que descrever muitas gravuras, escrever muitos ditados, copiar horas a fio as mesmas frases de sentido estranho em penosos deveres de casa, até sermos considerados alfabetizados.

Enfim, nossa história de vida se confunde com a história dessa nossa companheira das primeiras letras: e é uma grata recordação.

"Essa cartilha, cuja 1a. edição é de 1948, parece ter sido um fenômeno de vendas no Brasil: calcula-se que todas edições, até a década de 1990, venderam 40 milhões de exemplares. Há um exemplar de edição bem posterior, editada em 1980, quando a cartilha foi modificada e vários exercícios foram incluídos."

Tenho saudades do anos primários passados no Grupo Escolar, tenho saudades dos bancos escolares.da minha primeira professora.

consulta no site: www.veja andira.com.br 
Eduardo Melo



"

21 comentários:

vera márcia disse...

Poxa que legal!!!!!!!! Adorei...queria muito ter minha cartilha.

Gentil disse...

Nossa, tive alguns momentos de recordações maravilhosos agora, também fui alfabetizado pela cartilha Caminha Suave. Nasci em Catanduva, morei minha infancia em frente a fábrica do guaraná Devito, estudei o primario no Paulo de Lima Correa, e da quinta serie ao terceiro colegial no Colegião, abraços Gentil

Mariangela Candido disse...

Gentil,um enorme prazer em tê-lo aqui!
è muito gratificante, saber que nossa Dedicação á este Blog esteja proprocionando momentos de lazer e prazer do reencontro com as alegrias do nosso passado.
Quanto á fábrica de guaraná Devito, estou a procura de material com sua história . Caso tenha alguma informação á respeito, peço sua colaboração e desde já agradeço!
Um grande abaraço!

Anônimo disse...

mariangela fiquei emocionado ao rever a cartilha , me traz boaz lembraça,da minha infacia,ela e o inicio do meu aprendizado parabenz

Anônimo disse...

amei encontrar a minha primeira cartilha sou de pederneiras estudei com ela no ano de 1965,professôra julcira chata prá caramba,mas a cartilha era legal; a pata nada pata pá, nada ná e por ai vai.

Mariangela Candido disse...

rsrsrsrs...as cartilhas eram boas mesmo! Olha aí, ninguem se esqueceu de nada!Somos Entas de memória prodigiosa!
Que maravilha!

Anônimo disse...

Meu marido Élcio foi alfabetizado com esta cartilha e ficou emocionado ao recordá-la aqui. um abraço, Daniele - Jaraguá do Sul - SC

Mariangela Candido disse...

Muito bom né, Daniele, encher nossos corações de doces recordações!
Obrigada por prestigiar nosso Blog com seu comentário! Participe sempre, que nos dará muito prazer!Abraços á você e ao Élcio!

Anônimo disse...

Iniciei no 1º ano escolar em 1968 e fui alfabetizado através da Cartilha Sodré.Ah como eu sonhava com "a casa da Zazá"!A cada nova leitura, eu soltava a minha imaginação e ficava sonhando com aquelas gravuras tão simples, mas de uma riqueza tão grande.Que saudades!
José Francisco (Três Barras - SC).

Mariangela Candido disse...

José Francisco, seja bem vindo e obrigada por sua participação no Blog!
Acho que para muitos de nós as figuras das cartilhas nos remetiam para fantásticos mundos imaginários e isso era muito bom, pois esta simplicidade nos estimulava a criatividade para inserir novos elementos e histórias para aquelas gravuras. Deve ser por este motivo que avalio as pessoas de nossa geração com muito mais criatividade e facilidade em relação a de hoje, para se expressar através da redação. Volte sempre, será um prazer! Abraços!

helinho.lucio@hotmail.com disse...

Helio Lucio ,jamais imaginei ver minhas cartilhas do Sodre´ e Caminhos suave apos 60 anos passados.MUITA EMOÇAO.Perabens GOOGLE, Isto e´ DEMAIS.

halinho.çucio@hotmail.com disse...

helio Lucio jamais imaginei apos 60 anos passados ver as cartilhas de SODRE´ e Caminhos suave.E´muita emoçao.PARABENS GOOGLE

fatima disse...

Fiquei emocionada ao folear por este vídeo a saudosa Cartilha Caminho suave. Fui alfabetizada por ela em 1965.E tenho belíssimas recordações daqueles tempos de escola primária.

Mariangela Candido disse...

Bem vinda Fatima! Muito bom poder proporcionar esta emoção e esta alegria de rever a cartilha pela qual fomos alfabetizados!Fico feliz por ter proporcionado esta doce recordação para vocês!Abçs!

Anônimo disse...

Fiquei emocionadíssima ao rever minha cartilha "Caminho Suave"...jamais esquecerei sua capa, aquele casalzinho lindo indo pra escola! Será q alguém tem o livro "Alvorada"? tbm é do ensino primário,gostaria imensamente de poder rever sua capa e quem sabe folhear suas páginas como agora com "Caminho Suave". Pessoal muito obrigada!!!! Q delícia isso!

Anônimo disse...

Doces recordações: cartilha Caminho Suave, primeiros professores..... Maravilha!!!!











Anônimo disse...

oh! muitas saudades c/ este livro aprendi a ler ainda no primeiro ano em que entrei na escola, c/ auxílio da minha querida professora

Mariangela Candido disse...

São coisas que ficam bem lá no fundinho de nossas lembranças e de nosso coração e que quando visualizamos explodem á tona cheias de emoções...

Anônimo disse...

" CARTILHA SODRÉ ". E. " CAMINHO SUAVE ". Vejam na página do LINK: http://duronaqueda.blogs.sapo.pt/tag/b. - Que Saudades das Cartilhas - Da Leitura em Voz Alta em uníssono ! A Professora que me alfabetizou chamava-se: Maria José Abade Chimello , no 2o Grupo Escolar de Catanduva - - Octacílio de Oliveira Ramos era o 4o Centenário de São Paulo - 1954. Época de Ouro no Brasil - Era a metade do século passado - Que Brazil diferente vivemos, nessa época - Tudo passa nessa terra !

Anônimo disse...

" CARTILHA SODRÉ " E " CAMINHO SUAVE " Vejam na página do LINK : http://duronaqueda.blogs.sapo.pt/tag/b. - Que saudades das cartilhas - da Leitura Em Voz Alta em uníssono ! A professora que me alfabetizou , chamava-se Maria José Abade Chimello , no 2o Grupo Escolar De Catanduva => Octacílio de Oliveira Ramos - era o 4o Centenário de São Paulo - 1954 , Época de Ouro no Brasil. Era a metade do século passado . Que Brasil diferente vivíamos nessa época. Tudo passa nessa Terra ! !

Anônimo disse...

Estudei está cartilha em 1976 que saudades