Visite tambem o novo Blog.

Visite tambem o novo Blog Relembre os acontecimentos dos anos 80 a 2000 : http://www.yzbrasil.blog.br/

sábado, 20 de novembro de 2010

"Benzedeiras"-Por Mariângela

Era muito comum, nossas mães nos levarem em "benzedeiras" e "Rezadeiras", muitas vezes antes mesmo de nos levarem ao médico....

Se perrengue está a criança,

Nem olha a parca comida,

Ou tem inchaço na pança,

Ou tá com a espinhela caída.



Se a mocinha anda tristonha,

Pra deitar, não encontra lado.

Deita e nem esquenta a fronha,

Com certeza, é o mau-olhado.



Se alguém anda chorando,

E em nada encontra encanto,

O mal que está atacando,

É o danado do quebranto.



Cura para a enfermidade,

No sertão quem dá a ajuda,

Não é o doutor da cidade.

É quem benze com a arruda.



Que benze com galho bento.

Que benze sem cobrar nada.

O que quer por pagamento.

É ter a dor afastada.



Bendita analfabeta! Que com certeza,

Sabe ler bem mais que um bacharel.

Aqui na Terra sabe ler toda natureza,

Também sabe ler os astros lá do céu.
http://atrevidoemalukinha.com/mensagens/m021.htm


Quem benzia em catanduva nos anos 50, 60 e 70?

ANDÓ

Vocês se lembra de como o Andó nos benzia? A gente pedia pra ele nos benzer, e ai ele começava. São bento, São Benedito,São cristovão, São Antonio etc...ai quando ele acabava, a gente falava São Corintias e ele repetia kkkkkkkkkk. Dele eu me lembro perfeitamente......ele usava uma calça bem acima da cintura e amarrada com uns trapos...a calça era bem curta de comprimento ( tipo pula brejo) usava uma botina sem meia. Na cabeça ele usava um chapéu tipo Santos Dumont. Ele era bem meiguinho...não era doidão igual ao Chaim.
Vera Márcia

Só ficamos na dúvida se realmente os "benzimentos" do Andó eram eficazes em virtude de seus problemas mentais.....
Mariãngela
  



D CATARINA

QUEM LEMBRA DA DONA CATARINA BENZEDEIRA DA RUA SETE DE SETEMBRO??? EU MORRIA DE MEDO DELA! AQUELE PRÉDIO POR ACABAR MINHA NOSSA PARA MIM ERA MAL ASSOMBRADO. AQUILO E FICAVA AINDA NA ESQUINA DA FATIDICA RUA ''MORTA" RARARARARARA NUM PASSAVA DALÍ NEM PARA GANHAR DINHEIRO QUE MEDÃO!!!
 Pedro Luís

Alguem se lembra de mais alguma?





      




    

    

Um comentário:

pedro luis disse...

ALGUEM CONSEGUE CONTAR ALGUMA PASSAGEM DA COMADRE LUIZA??? MINHA FALA QUE ESSA FI A MOAIR DE TODAS E LEMBRO QUANDO ERA CRIANÇA E IA NO CEMITERIO JUNTO COM MINHA MÃE ERA UMA PARADA OBRIGATORIA A CAPELA DA COMADRE LUIZA!!!!
ENTÃO POR FAVOR ALGUEM POSTE ALGUM COMENTARIO OU PASSAGEM DA COMADRE LUIZA!!!!