Visite tambem o novo Blog.

Visite tambem o novo Blog Relembre os acontecimentos dos anos 80 a 2000 : http://www.yzbrasil.blog.br/

terça-feira, 23 de novembro de 2010

Personalidades da política nacional em Catanduva em 1962



Catanduva, Terça-feira, 23 de Novembro de 2010


No ano de 1962, a eleição para governador do Estado de São Paulo, mobilizou a cidade com a presença de importantes políticos do cenário nacional, em vários comícios realizados na Praça da República.

Primeiramente aqui veio Jânio Quadros, que tentou explicar aos seus eleitores sobre a sua renúncia em 25 de agosto de 1961. Ele havia sido eleito Presidente do Brasil em 1960, prometendo acabar com a corrupção, equilibrar as finanças e diminuir a inflação e encantou a todos com o slogan “Varre, varre vassourinha. Varre, varre a bandalheira,..”.

Depois abandonou o posto frustrando a todos e ficou marcado com a frase “Fi-lo porque qui-lo”, que negou dizendo que, se tivesse falado, o certo seria “Fi-lo porque o quis”. Veio com sua esposa dona Eloá, foi recepcionado por vários políticos entre os quais o ex-prefeito José Antônio Borelli e Ico Ceneviva. Falou que, se quisesse continuar no “Palácio Alvorada” era só fazer favores, conceder benesses, mas que ele fora eleito pelo povo e para o povo e para não atraiçoar idéias, princípios e se reconhecer no espelho da vida, deixou o cargo. Na realidade, quando Jânio foi eleito, o ritmo da mudança simbolizado pela “vassoura” não teve eco na câmara e no senado, acostumada a privilégios e ele só tinha 30% de apoio, tinha dificuldades nas alianças por não fazer de seu governo um balcão de negócios.

Depois veio a Catanduva Adhemar de Barros, que já tinha sido governador (1938 a 1941) e (1947 a 1951) e perdido a eleição para Jânio em 1954, que governou de (1955 a 1958). Chegou com a esposa dona Leonor e aqui foi recepcionado por Carlos Machado, Dr. Augusto Pereira, Ítalo Záccaro e o deputado Orlando Zancaner. Sempre bom de briga, nessa campanha Adhemar aceitava provocações sem reagir, orientado por assessores que o aconselharam no comportamento. Então bancou passarinho e dizia: “Canário na muda, não canta”.

E por último aqui esteve o governador Carvalho Pinto, governador (1959 a 1962), apoiando seu candidato José Bonifácio Coutinho Nogueira, alcunhado de “José Bonitinho”. Carvalho Pinto fora Secretário da Fazenda de Jânio Quadros quando esse foi governador e ganhou a eleição com o seu apoio em 1958, contra o mesmo Adhemar de Barros. Jânio rompeu com Carvalho Pinto nessa eleição, pois queria o seu apoio para voltar à política, mas ele tinha candidato próprio que era José Bonifácio, seu Secretário da Agricultura. Chegou com honras de governo, junto com o vice-governador Porfírio da Paz e sua esposa dona Yolanda, recepcionado pelo TG 16 no Aeroporto local, seguido de desfile pelas ruas da cidade. Contava com o apoio do Prefeito Municipal Antônio Stocco, Adhemarista de carteirinha, mas que atendido em várias reivindicações da cidade, formalizou apoio ao Governador e ao candidato situacionista, juntamente com 417 dos 505 prefeitos do Estado. A campanha da “Frente Popular” tinha o respaldo do deputado Antônio Mastrocola e outras lideranças como o Dr. Armindo Mastrocola, João Pedro Xavier de Andrade, Eliseu Mardegan, Bento Geraldo Salles, Sílvio Leonardi, Gentil de Ângelo, Nair de Freitas e José Nechar.

Em campanha política, aqui também estiveram os candidatos a vice-governador: Laudo Natel, Faria Lima e Teotônio de Barros; a Senador: Auro Moura Andrade, Lino de Mattos, Mário Beni, Abreu Sodré e Nelson Omegna; a deputado federal: Ivete Vargas, Franco Montoro, Emílio Carlos, Plínio Salgado, Padre Godinho, Chaves Amarante, Dias Menezes, Araripe Serpa, Ulysses Guimarães, e Cunha Bueno.

Também recebemos a visita em 29 de setembro, do Sr. João Goulart, Presidente da República, que visitou a 1ª Exposição Agrícola, Comercial e Industrial de Catanduva, tendo participado do baile “O Presidente” no Clube de Tênis, onde coroou Tereza Cristina Sampaio, como “Rainha do Milho” e durante o evento cognominou Catanduva como “Capital do Milho”.

O resultado do pleito de 7 de outubro em Catanduva foi: Adhemar 4.540 votos, Jânio 4.115 e José Bonifácio 2.164. Adhemar de Barros foi eleito governador com 1.249.414, tendo Jânio 1.125.941 e José Bonifácio 722.823. Para vice foi eleito Laudo Natel e tivemos a reeleição do Dr. Orlando Zancaner como deputado estadual e do Dr. Armindo Mastrocola como suplente de deputado federal.


Pesquisa no jornal “A Cidade”

– Arquivo Museu Padre Albino

Jânio na residência do prefeiro Borelli ( foto enviada por Vera Márcia Brandão)

Um comentário:

vera márcia disse...

Esta foto, eu " furtei" do ambum do nosso amigo José Carlos Pivato....muito boa.