Visite tambem o novo Blog.

Visite tambem o novo Blog Relembre os acontecimentos dos anos 80 a 2000 : http://www.yzbrasil.blog.br/

quinta-feira, 25 de novembro de 2010

HOMENAGEM AO ATLETA DO SÉCULO.

Por Didi Garisto,

  
  



 


HOMENAGEM AO ATLETA DO SÉCULO.
Edson Arantes do Nascimento - ( Pelé )

Nasceu em Três Corações - Minas Gerais , mudou para Bauru ainda criança, seu primeiro clube o baquinho de Bauru, onde inicio sua carreira brilhante como um grande craque no futebol. Já em 1956, descoberto então pelo Valdemar de Brito, que levou para um teste no Santos Futebol Clube. Na primeira escalação da Seleção Brasileira em 1958, ainda com cara de menino, mas com um futebol de homem, Pelé partiu para Suécia, juntamente com seus companheiros alguns inclusive jogadores do Santos Futebol Clube, como segue: Gilmar, Djalma Santos, Bellini, Nilton Santos, Orlando, Zito,Garrincha Didi, Vavá, Zagallo, Castlho, De Sordi, Mauro, Oreco,Zózimo,Dino Sani, Joel, Moacir,Mazzola, Dida, Pepe, e o Tecnico Vicente Feola.

Em 1962 ja no Chile la estava Pelé, juntamente com seus colegas conquistando o bicampeonato, sendo o Tecnico Aimoré Moreira, mas 1966 na Inglanterra a Seleção Brasileira foi desclassificada por Portugal novamente comandada por Vicente Feola.
Em 1970 sob o comando do então ex jogador Zagallo veio a conquista do Tricampeonato Mundial no México. Nessa copa de 70 como em todos os jogos de Pelé pelos campos do mundo, a repetição de um confronto com resultado invariavél: só um nome ficou guardado como simbolo dessa camisa 10. 
Aplaudido pelo mundo todo pela ginga e a classe como uma cadência exata, um balé unico ele e a bola,virou o Rei do futebol. 
Em 1969 no Maracanã superlotado contra o Vasco , Pelé foi aplaudido de pé pelos torcedores a comemoração do Gol 1000 de Pênalti, que foi uma honra para o goleiro Andrada , de ter sido ele o goleiro dos 1000 gols do Rei.

Pelé a cada gol que marcava repetiu o seu gesto por 1000 vezes , quando ele dava um salto e um soco na vibração de cada gol, pelo Santos foram muitos titulos conquistados , na sua era. 
Pelé começou a ser assediado por grandes personalidades daquela época que em 1965 recebeu Robert Kennedy, candidato a presidência dos Estados Unidos,casado há pouco tempo com Rose, visitam o vaticano sendo recebido pelo Papa Paulo VI que os abençoaram.
Em 1968 recebeu no maracanã a Rainha Elizabeth, da Inglanterra , num jogo entre Paulistas e Cariocas, Pelé ja nessa época tinha perdido a sua tímidez , assumindo sua majestade.
O último jogo de Pele pela Seleção brasileira aconteceu em São Paulo, contra a Austria, onde Pelé fêz seu ultimo gol com a famosa camisa 10, e o seu gesto foi repetido pela torcida o soco o salto no ar. já no Suriname Pelé completaria seu jogo de numero 1000 ganhando a Bola de Prata.Seu ultimo jogo no Brasil aconteceu no maracanã em 1971 e a galera gritava fica , fica, fica , e o Rei acena com a lendária camisa, sua despedida do futebol Brasileiro, o adversário era a Seleção da Iugoslávia.
Pelé só voltaria ainda aos campos , jogando pelo Cosmos, começando uma nova carreira,impondo uma velha liderança . Pelé ja no Cosmos ficou por tres anos, para ensinar os Norte Americanos a jogar futebol, que era um grande desafio , e ele venceu . Pelé esteve na Casa Branca, para receber o autógrafo numa bola do então Presidente Jimmy Carter. 
Após jogar por 21 anos Pelé ainda era capaz de vencer sem dificuldade a dupla marcação, de proteger, mais que a bola , o desenvolvimento do próprio lance, Pelé seguiu comemorando gols. inventar um novo palco para o esporte que ele converteu em Arte.

Por tudo que Pelé representou para a imagem do nosso País, da nossa gente Brasileira, do nosso esporte e em todo o mundo agradecemos o Atleta do século 20, e o título de Rei do futebol.

4 comentários:

vera márcia disse...

Parabéns Didi....muito bacana esta homenagem. Beijão amigo.

Mariângela disse...

Parabéns Didi! Não poderíamos deixar de falar deste nosso orgulho nacional: O rei Pelé!
Abração!

Anônimo disse...

Realmente foi muito bom contar aqui a vida deste grande atleta Edson Arantes do Nascimento (Rei Pelé)- um dos maiores atletas do futebol do Brasil e do Mundo!!!Meus agradecimentos a proprietária do Blog Mariângela , que teve participação na postagem dessa matéria.Aproveito para felicitar a todos os visitantes do Blog e nunca se esquecer que um dia , o Brasil pode presenciar nosso ídolo nos campos do Mundo todo ,sendo aplaudido pela sua atuação, um craque que ficará na história do Futebol! abraços!!!

Mariangela Candido disse...

Com certeza o "rei Pelé" nunca perderá seu trono na memória dos que vivenciaram a atuação esplendorosa de Pelé nos campos de futebol do mundo afora.
Sua imagem será perpetuada através de nossas lembranças contadas aos filhos, netos e bisnetos, pois o que é de ouro o tempo não apaga.
Obrigada pela visita e pelo comentário incentivador! Abçs!