Visite tambem o novo Blog.

Visite tambem o novo Blog Relembre os acontecimentos dos anos 80 a 2000 : http://www.yzbrasil.blog.br/

sábado, 10 de novembro de 2012

Revivendo a Jovem Guarda- "O Bom"-Eduardo Araujo


Eduardo Araújo (Eduardo Oliveira Araújo), cantor e compositor, nasceu em Juaíma MG em 23/7/1945. Filho de fazendeiros, estudou interno num colégio de Belo Horizonte MG, onde começou a cantar em 1960, no programa de Aldair Pinto. No mesmo ano seguiu para o Rio de Janeiro RJ, para estudar veterinária. Aí cantou no programa de Jair Taumaturgo, Hoje é Dia de Rock, da TV-Rio, e fez sua primeira composição, Deixe o Rock. 

Gravou seu primeiro disco, um compacto duplo, intitulado Garoto do Rock, na Philips, em 1961, e participou dos programas de Carlos Imperial, Os Brotos Comandam e Festival da Juventude. Voltou em seguida para a fazenda do pai, onde ficou quatro anos, até que o sucesso de seus companheiros o entusiasmou. 

Em 1967, quando a Jovem Guarda estava no auge, voltou para o Rio de Janeiro e gravou, de sua autoria, O bom (Odeon), seu maior sucesso, e depois Goiabão (com Carlos imperial), também obtendo êxito. No mesmo ano, contratado pela TV Excelsior, de São Paulo SP, conseguiu um programa próprio, O Bom, que apresentava em companhia de Silvinha, com quem se casaria dois anos depois. 

Em 1969 foi contratado pela TV Record, de São Paulo, para atuar em vários programas, e foi artista da RCA entre 1972 e 1975. Ainda em 1975 fez um show no Teatro Bandeirantes, de São Paulo, e no Teresa Raquel, do Rio de Janeiro, Pelos caminhos do Rock, também título de seu LP lançado no mesmo ano. 
Nas décadas de 1980 e 1990 inclinou-se para o Country-Rock, assumindo suas raízes sertanejas (uma de suas primeiras gravações foi uma versão em twist de Maringá, de Joubert de Carvalho). Em 1990 lançou Pé na estrada, primeiro LP brasileiro a ser lançado simultaneamente a um vídeo. Participou dos shows 30 anos de Jovem Guarda, em 1995-1996. 

Eduardo Araujo e Sylvinha

"Numa entrevista para Marcelo Tas, Eduardo Araújo contou como conheceu Silvinha: "Na verdade eu vi a Sylvinha e ela não me via. O Carlos Imperial me chamou para tocar o programa (O Bom), veio na fazenda em BH o irmão do Tony Tornado, o Gerson Combo, para me chamar. Eu tive que sair para fazer este programa. No Rio, com o Carlos Imperial, fomos ver um show de uma menina na Pampulha e lá, vendo o show, eu disse que ela cantava idêntico a Rita Pavone.
O início de namoro de Silvinha e Eduardo Araújo, que fazia o tipo "revoltado" na Jovem Guarda, com repertório de malandro e figurino de cowboy urbano, foi complicado. Os pais da moça não achavam graça naquela história, começando pela idade, sem contar que achavam o futuro do genro um desastre, como cantor de rock. Namoravam, então, escondido. 

Conta a lenda que colegas da área levavam os bilhetinhos apaixonados para os pombinhos terem seus encontros. Até que o apaixonado tomou uma atitude e fez o que todo careta da época fazia: pediu a mão de Silvinha.


Então, num conto de fadas bem brasileiro, casaram-se, no dia do aniversário dele, 23 de julho de 69, em plena Igreja da Consolação, num final de tarde. Claro que teve histeria em frente à igreja,

A recepção foi na casa do noivo, ou seja, no Hotel Danúbio, com show do grupo Cleans (veja só que nome para grupo de pop! ah, anos 60!!) e tendo os irmãos Ronald e Márcio, que formavam a dupla Os Vips, como garçons..
Os padrinhos mais famosos não puderam aparecer: Roberto Carlos e sua então mulher Nice haviam sido vítimas de um falso alarme de seqüestro do filho, Segundinho. Mas o Rei entrou com o carrão para a noiva chegar à Igreja em que Wanderléa como se dizia na époa "abafou" a bordo de uma superminissaia.

Para quem nunca viveu aquela época, havia um astrólogo chamado Omar Cardoso, que tinha programa transmitido Brasil afora. Pois ele foi. Assim como Ronnie Von, só que desacompanhado porque, na época, escondia que era casado. Só rindo, mesmo!

Dizem que havia mais de duas mil pessoas rodeando a igreja e até tropa de choque teve de entrar em ação para evitar a invasão do lugar.

Foi um casamento muito bem sucedido. O casal teve 2 filhos.

Vejam o vídeo do casamento:


No video, é possível ver os padrinhos Ronnie Von, Martinha, Ivete Araujo (irmã de Eduardo), assim como Wanderléa.
Notícias recentes-09/11/2012
Cavalo do cantor Eduardo Araújo tem homenagem na Nacional do Árabe
São Paulo. No próximo dia 18, animais do haras Aliança devem participar da exposição. O cavalo Lucky Strike, da raça Anglo Árabe terá seu valor reconhecido
Os animais da Fazenda Aliança D'Jerid, de Araçoiaba da Serra, interior de São Paulo, participarão da 31ª Exposição Nacional do Cavalo Árabe, que acontece de 13 e 18 de novembro, no Helvetia Riding Center, em Indaiatuba, SP. Os três cavalos que participarão das provas são de propriedade do cantor Eduardo Araújo, uma lenda da música brasileira. “Estamos na expectativa das provas, os cavalos são muito bons”, diz o cantor.
ww.agrovalor.com.br/2011/edicoes-anteriores/5128-cavalo-do-cantor-eduardo-araujo-tem-homenagem-na-nacional-do-arabe
http://www.letras.com.br/#!biografia/eduardo-araujo
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgz1_VwMeNm84dnavv0rIX2bP8oQUFTxVgJKKT6uTOD1HveGQGrJ64kLBTO4LXIf0vLDIDZXhRq1RxtiWFMfap29sE2jF5LM5EDjRH9KzqP2mUM59OL9ppdYeo8thLTRVK8qTcYJ6sX25k/s1600-h/syl+casa.JPG

Nenhum comentário: