Visite tambem o novo Blog.

Visite tambem o novo Blog Relembre os acontecimentos dos anos 80 a 2000 : http://www.yzbrasil.blog.br/

quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Revivendo a Jovem Guarda- Ed Wilson- "Chuva de Prata"


Ed Wilson

Ele foi um dos fundadores de um dos mais importantes grupos de Rock do Brasil, o Renato e Seus Blue Caps, que contava com ainda com seus irmãos Renato e Paulo César Barros. Em 1961, saiu do grupo para seguir carreira solo e foi substituído por Erasmo Carlos.


Havia muito Ronaldo Bastos já ultrapassara aquela fase de início de carreira em que o letrista só escreve, ou prefere escrever, sobre o que vivenciou. “Depois a gente descobre que pode armazenar e transferir outras emoções, escrevendo com o estilo de um profissional”, observa o poeta a propósito de uma música que uma gravadora lhe enviara para letrar. O autor da música era o compositor Ed Wilson — Edson Vieira de Barros, irmão do Renato dos Blue Caps —, atuante na Jovem Guarda, e de quem Roberto e Erasmo Carlos falam nos versos: “lá fora um corre-corre / dos brotos do lugar / era o Ed Wilson que acabava de chegar”, da composição “Festa de Arromba”.

A presença de Ed Wilson no iê-iê-iê deu a Ronaldo a idéia de homenagear a precursora do gênero no Brasil, Celly Campelo, e o seu grande sucesso “Banho de Lua” (uma versão de “Tintarella di Luna”), rememorando o tema da canção na letra de “Chuva de Prata”: “Se tem luar no céu / retira o véu e faz chover / sobre o nosso amor / chuva de prata que cai sem parar / quase me mata de tanto esperar / um beijo molhado de luz / sela ó nosso amor...”

Entre seus maiores sucessos estão as músicas "Chuva de prata", gravada por Gal Costa; "Pede a ela", lançada por Tim Maia e "Aguenta coração", que na voz do cantor José de Augusto foi tema de abertura da novela "Barriga de aluguel", da TV Globo.

Foi um dos criadores da banda The Originals em 2005 onde gravou os três CDs/DVDs da banda. 


Falesceu em  em 4 de Outubro de 2010, aos 65 anos vítima de câncer.

Read more: http://cifrantiga3.blogspot.com/2006/04/chuva-de-prata.html#ixzz2BfzZFKsb








Nenhum comentário: