Visite tambem o novo Blog.

Visite tambem o novo Blog Relembre os acontecimentos dos anos 80 a 2000 : http://www.yzbrasil.blog.br/

sexta-feira, 6 de julho de 2012

Gypsy,um dos melhores musicais de todos os tempos, estréia na Broadway.


Há 50 anos, estreava na Broadway um dos melhores musicais já produzidos no país dos musicais. Título: “Gypsy”. Subtítulo: “A musical fable” (A Fábula Musical).  Sucesso na Broadway, “Gypsy” já ganhou várias montagens, numa prova de que resiste ao tempo e às modas. 

O produtor teatral David Merrick folheava a revista Harper’s quando ficou boquiaberto com um artigo: era um capítulo do livro de memórias da lendária stripper Gypsy Rose Lee, publicado naquele mesmo ano de 1957. Trata-se de uma história extraordinária, sobre a menina que, ao lado da irmã, era empurrada pela mãe obsessiva para uma improvável carreira de sucesso no teatro de vaudeville, mas, por conta das circunstâncias, tornou-se famosa em “shows para adultos”.

De posse do material, Merrick convocou uma trinca de ouro (o escritor Arthur Laurents, o diretor e coreógrafo Jerome Robbins e o compositor Stephen Sondheim), que já grafara seu nome na história da Broadway dois anos antes com o clássico West Side Story, para criar um grande musical. Assim nasceu Gypsy, que se tornou eterno já em sua estreia em 1959 e cuja versão nacional chega ao Brasil.

A produção original da Broadway abriu em 21 de maio de 1959, O Teatro Broadway e, posteriormente, transferido para o Teatro Imperial , funcionando por 702 performances após dois previews. O show foi produzido por David Merrick e dirigido / coreografia de Jerome Robbins . Ethel Merman estrelou como Rose, com Jack Klugman como Herbie e Sandra Igreja como Louise. As orquestrações, incluindo uma abertura emocionante,  foram fornecidos por Sid Ramin e Ginzler Robert .
Crítico Frank Rich se referiu ao trabalho de Robbins como uma das encenações mais influentes de um musical na história do teatro americano.  A produção original recebeu oito Tony Award nomeações, incluindo Melhor Musical, Melhor Atriz em um Musical, Melhor Ator em destaque uma Atriz, Melhor Musical em destaque em um Musical, Melhor Cenografia, Melhor Figurino e Melhor Direção de um Musical, mas não conseguiu vencer nenhum.
Quando o show fechado em março de 1961, duas empresas de turismo nacionais visitou os EUA. A primeira empresa estrelou Merman e inaugurado em março de 1961 no Rochester, New York Auditorium, e fechou em dezembro de 1961 no American St. Louis , Missouri . A segunda empresa nacional estrelou Mitzi Verde como Rose, seguido por Mary McCarty, e um jovem Bernadette Peters em papéis de ensemble vários. Foi inaugurado em setembro de 1961 no Teatro Shubert , Detroit e fechado em janeiro de 1962 a Hanna, Cleveland , Ohio .

Básicamente, trata- se da história de Mama Rose que determina que sua filha mais nova irá ter uma carreira de sucesso, mas depois a filha  foge.
Mama vira toda a sua atenção para a filha mais velha, menos talentosa, Loise, que se torna uma stripper burlesca chamada Gypsy Rose Lee. 
Ela se torna então uma famosa stripper no teatro burlesco. Chega a ganhar o status de “mulher mais aclamada do mundo”.
No início da peça, ao narrar a infância das protagonistas.
Louise , a filha mais velha,  cresce e em um clima bem “patinho feio”. Seu desafio é provar a si mesma o talento que tem e que sempre reprimiu.



O musical inclui muitas canções que se tornaram padrões populares, incluindo "Small World","Need Is the Girl "e" Turn Rose "
Gypsy’ em São Paulo – Teatro Alfa: Temporada: 23/07 a 17/10






Natalie Wood- Gipsy 1962

BR&sl=en&u=http://en.wikipedia.org/wiki/Gypsy:_A_Musical_Fable&prev=/search%3Fq%3Dgypsy%2Bbroadway%26hl%3Dpt-BR%26biw%3D1066%26bih%3D544%26prmd%3Dimvns&sa=X&ei=7Xn3T-TRE-qQ6wGYjdTvBg&sqi=2&ved
http://translate.google.com.br/translate?hl=pt-BR&sl=en&u=http://broadwaymusicalhome.com/shows/gypsy.htm&prev=/search%3Fq%3Dgypsy%2Bbroadway%2BORIGINAL%2BEM%2B1959%26hl%3Dpt-BR%26biw
http://abtmblog.wordpress.com/

Nenhum comentário: