Visite tambem o novo Blog.

Visite tambem o novo Blog Relembre os acontecimentos dos anos 80 a 2000 : http://www.yzbrasil.blog.br/

segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Lembram da "Admissão ao Ginásio"???


Na atualidade, quando rememorando passagens da nossa vida estudantil mencionamos, por exemplo, o curso de admissão ao ginásio que se fazia àquela época, todos ficam espantados e logo perguntam: O que é isso? 
Os exames para admissão ao ginásio foram instituídos pelo Decreto nº 19.890, de 18 de abril de 1931, que reformou o Ensino Secundário. Estabelecia que, para ingresso no primeiro ano do curso ginasial, o candidato deveria ter idade mínima de 11 anos, ser aprovado em exame e ter classificação suficiente, isto é, o número de vagas na instituição deveria bastar para que pudesse efetuar a matrícula. Esses exames de admissão ao ginásio perduraram oficialmente até 1971. 



Nosso tradicional e antigo curso primário era composto de quatro anos. Ao concluir-se esse curso, para ingressarmos no curso ginasial, éramos submetidos a uma avaliação de nossos reais conhecimentos gerais, adquiridos no curso primário, denominado exame de admissão ao ginásio, praticamente um pequeno vestibular Esses exames eram obrigatórios para os alunos saídos do curso primário. Também tinha a finalidade de filtro, evitando não deixar ultrapassar a quantidade de vagas existentes no curso ginasial, para cada exercício. Devidamente aprovados nesse exame de conhecimentos gerais, composto pelas matérias de português, matemática, história, geografia, estávamos aptos para ingressar no curso ginasial e, durante mais quatro anos, aprender os conhecimentos ministrados em suas quatro séries. 
Muitos alunos, claro, aqueles que sempre se destacavam como bons alunos durante a realização do curso primário, levavam enorme vantagem frente aos demais. Prestavam os exames de admissão ao ginásio e eram aprovados até com muito louvor. Como costumamos dizer na linguagem popular, tiravam de letra esse pequeno vestibular



Era objeto de desejo da classe média em ascensão.O aluno se quisesse continuar a estudar tinha que passar no exame de admissão.

O cursinho preparatório que, geralmente, era feito concomitantemente ao último ano do Curso Primário (com isso "ganhava-se" um ano).Entretanto havia tambem em algumas cidades a opção de fazê-lo durante as férias de janeiro e fevereiro, o que deixava a molecada bastante frustrada por terem que "abrir mão" das deliciosas brincadeiras durante as preciosas férias!
Quando reprovado na admissão, lá vai mais um ano em uma classe especial só para a "Adnissão. A criança envergonhada respondia quando lhe perguntavam:
_ Em que ano você está?
_ estou na "admissão"...                                                                                                                                    A criança se sentia como se estivesse dando um atestado de sua própria incapacidade ou de "burrice" mesmo!!!



Como livro era coisa rara, e era necessário para acompanhar o curso, o aluno utilizavam o expediente de comprar o que já tinha passado. 

Aproveito esta postagem para agradecer minha professora particular, Lourdinha Cazelato, que com todo carinho e meiguice, me proporcionou o reforço necessário para que eu pudesse vencer este desafio do curso de admissão! Obrigada "fessorinha"!!!

Fontes de pesquisa:

http://www.faced.ufu.br/colubhe06/anais/arquivos/395EurizeCaldasPessanha_MariaEmiliaBorges.doc.pdf
http://amigosdedelmirogouveia.blogspot.com.br/2012/05/delmiro-gouveia-lembrancas-dos-tempos.html
eccmemorias.wordpress.com/2012/07/07/iecc-admissao-ao-ginasio-nos-anos-60/
http://www.youtube.com/results?search_query=curso+de+admissão+ao+ginásio&oq=curso+de+admissão+ao+ginásio&gs_l=youtube.3...2603.21082.0.21820.29.26.0.3.3.
http://www.anosdourados.blog.br/2011/02/imagens-escola-livro-admissao-ao.html






18 comentários:

casimiro neto disse...

Caríssimos, estou precisando do livro "Programa de Admissão, Aroldo de Azevedo e outros (Org.)" Livro em Português (Brasil), Editora: Companhia Editora Nacional, SP, Ano: 1959. Para uma tese sobre "educação no século XX". Pode ser de qualquer ano dos decênios de 1950 e 1960. Quem tiver e quiser vender, compro. Agradeço imensamente.
Prof Casimiro Neto.
e-mail: casimiro.neto51@gmail.com

jrmartins disse...

Eu gostaria muito de obter um exemplo de sobretudo curso de admissão ao ginásio ou até mesmo mais de um Será que alguém sabe como eu posso adquirir

Tati disse...

Estou querendo presentear minha mãe com o livro da infância dela: Admissão ao Ginásio, de Aída Costa.
Alguém poderia me informar onde conseguir?

Carlos Martim Bruckmann disse...

Eu peguei o último ano do exame de admissão, lembro disso com muito orgulho. Uma coisa me chamou a atenção, pois no blog fala que o primário eram 4 anos, olha aqui, no Rio Grande do Sul,, o primário tinha 5 anos, tenho até o boletim da época guardado comigo.
Em 1970 fazia a 5ª série do primário, em dezembro daquele ano fiz o Exame de Admissão, passei e em 1971 começava a 1ª série do ginásio, que concluí em 1974.

Saudações.

Carlos Martim Bruckmann

Unknown disse...

Com muita honra, faço uma retrospectiva sobre o EXAME de Admissão. Era um senhor desafio ou vestibular para ingressarmos no Ginasio. Saudades.

Leonardo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Foi num curso de admissão em Uberaba, em 1967 (ou 1968?) que dei a primeira aula da minha vida. Aula de português na escola noturna do Instituto Marcelino Champagnat. A aula de baseou no poema de Manuel Bandeira:Os sapos! Foi uma péssima experiência. Eram duas aulas geminadas..e antes que terminasse a primeira, eu não tinha mais nada para falar...coisa triste!!!

Anônimo disse...

em minas gerais o curso primário era de quatro anos, eu recebi o diploma com quatro anos e fiz o teste de admissão ao ginásio. em alguns lugares, em minas mesmo, era comum frequentar um curso preparatório para o exame de admissão, que era também chamado de quinto ano. mas era um curso particular e não era ministrado num grupo escolar.

Roseno Ferreira Santos disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Roseno Ferreira Santos disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Tati, consegui a cópia de um livro de programa de Admissão no portal do MEC. Vai lá, talves você consiga.

Unknown disse...

Também fiz 5 anos. Tempos maravilhosos e o mais importante, educação de qualidade e existia o respeito ao professor.

Unknown disse...

Nosso exame de Admissão era um verdadeiro vestibular.

Unknown disse...

Eu também fiz este concurso de admissão e fiz Ginásio no Souza Dantas, Resende, RJ

Roseno Ferreira Santos disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Lecionei p admissao ao Ginacio.Um dos alunos hoje Ginecologista quer tb adquiEu prof com 82 anos nao estou em condicoes financeira.Lamento.L Maravilhoso.


SAUDADe

Unknown disse...

Eu fiz o curso de Admidsão ao Ginásio, e hj quero mostrar pra meus netos, esse livro.Se alguém tiver e puder vender, eu gostaria muito de comprar e agradeceria. Admissão ao Ginásio, era um vestibular hoje!
Um forte abraço.

Roseno Ferreira Santos disse...

Ainda procuras o livro Admissão ao Ginásio?