Visite tambem o novo Blog.

Visite tambem o novo Blog Relembre os acontecimentos dos anos 80 a 2000 : http://www.yzbrasil.blog.br/

segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Lembram da "Admissão ao Ginásio"???


Na atualidade, quando rememorando passagens da nossa vida estudantil mencionamos, por exemplo, o curso de admissão ao ginásio que se fazia àquela época, todos ficam espantados e logo perguntam: O que é isso? 
Os exames para admissão ao ginásio foram instituídos pelo Decreto nº 19.890, de 18 de abril de 1931, que reformou o Ensino Secundário. Estabelecia que, para ingresso no primeiro ano do curso ginasial, o candidato deveria ter idade mínima de 11 anos, ser aprovado em exame e ter classificação suficiente, isto é, o número de vagas na instituição deveria bastar para que pudesse efetuar a matrícula. Esses exames de admissão ao ginásio perduraram oficialmente até 1971. 



Nosso tradicional e antigo curso primário era composto de quatro anos. Ao concluir-se esse curso, para ingressarmos no curso ginasial, éramos submetidos a uma avaliação de nossos reais conhecimentos gerais, adquiridos no curso primário, denominado exame de admissão ao ginásio, praticamente um pequeno vestibular Esses exames eram obrigatórios para os alunos saídos do curso primário. Também tinha a finalidade de filtro, evitando não deixar ultrapassar a quantidade de vagas existentes no curso ginasial, para cada exercício. Devidamente aprovados nesse exame de conhecimentos gerais, composto pelas matérias de português, matemática, história, geografia, estávamos aptos para ingressar no curso ginasial e, durante mais quatro anos, aprender os conhecimentos ministrados em suas quatro séries. 
Muitos alunos, claro, aqueles que sempre se destacavam como bons alunos durante a realização do curso primário, levavam enorme vantagem frente aos demais. Prestavam os exames de admissão ao ginásio e eram aprovados até com muito louvor. Como costumamos dizer na linguagem popular, tiravam de letra esse pequeno vestibular



Era objeto de desejo da classe média em ascensão.O aluno se quisesse continuar a estudar tinha que passar no exame de admissão.

O cursinho preparatório que, geralmente, era feito concomitantemente ao último ano do Curso Primário (com isso "ganhava-se" um ano).Entretanto havia tambem em algumas cidades a opção de fazê-lo durante as férias de janeiro e fevereiro, o que deixava a molecada bastante frustrada por terem que "abrir mão" das deliciosas brincadeiras durante as preciosas férias!
Quando reprovado na admissão, lá vai mais um ano em uma classe especial só para a "Adnissão. A criança envergonhada respondia quando lhe perguntavam:
_ Em que ano você está?
_ estou na "admissão"...                                                                                                                                    A criança se sentia como se estivesse dando um atestado de sua própria incapacidade ou de "burrice" mesmo!!!



Como livro era coisa rara, e era necessário para acompanhar o curso, o aluno utilizavam o expediente de comprar o que já tinha passado. 

Aproveito esta postagem para agradecer minha professora particular, Lourdinha Cazelato, que com todo carinho e meiguice, me proporcionou o reforço necessário para que eu pudesse vencer este desafio do curso de admissão! Obrigada "fessorinha"!!!

Fontes de pesquisa:

http://www.faced.ufu.br/colubhe06/anais/arquivos/395EurizeCaldasPessanha_MariaEmiliaBorges.doc.pdf
http://amigosdedelmirogouveia.blogspot.com.br/2012/05/delmiro-gouveia-lembrancas-dos-tempos.html
eccmemorias.wordpress.com/2012/07/07/iecc-admissao-ao-ginasio-nos-anos-60/
http://www.youtube.com/results?search_query=curso+de+admissão+ao+ginásio&oq=curso+de+admissão+ao+ginásio&gs_l=youtube.3...2603.21082.0.21820.29.26.0.3.3.
http://www.anosdourados.blog.br/2011/02/imagens-escola-livro-admissao-ao.html






Um comentário:

Hélcio de Alcantara Alves disse...

Meu pai fala muito bem dessa época. Estudar em escola particular era vergonha.