Visite tambem o novo Blog.

Visite tambem o novo Blog Relembre os acontecimentos dos anos 80 a 2000 : http://www.yzbrasil.blog.br/

segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

Aquarela do Brasil, hino nacional extra-oficial,



Uma canção que  se tornou realmente o nosso hino nacional extra-oficial, foi a “Aquarela do Brasil” de Ary Barroso.

A canção "Aquarela do Brasil" recebeu esse título porque foi composta numa noite de 1939 na qual Barroso foi impedido de sair de casa devido a uma forte tempestade. Naquela mesma noite, também compôs "Três Lágrimas" antes que a chuva acabasse.
Antes de ser gravada, "Aquarela do Brasil", inicialmente chamada de "Aquarela Brasileira", foi apresentada pelo barítono Cândido Botelho no musical Joujoux e balangandans, espetáculo beneficente patrocinado por Darcy Vargas, a então primeira-dama. A canção foi originalmente gravada por Francisco Alves, com arranjos e acompanhamento de Radamés Gnattali e sua orquestra, e lançada pela Odeon Records naquele mesmo ano. Foi também gravada por Aracy Cortes e, apesar da popularidade da cantora, a canção não fez sucesso, talvez por não ter se adequado bem à voz dela.

                                                                                   Popularidade

O sucesso de "Aquarela do Brasil" demorou a se perpetuar. Em 1940, não conseguiu ficar entre as três primeiras colocadas no concurso de sambas carnavalescos, cujo júri era presidido por Heitor Villa-Lobos, com quem Barroso cortou relações, que só foram retomadas quinze anos depois, quando ambos receberam a Comenda Nacional do Mérito. O sucesso só veio após a inclusão no filme de animação Saludos Amigos, lançado em 1942 pelos Estúdios Disney. Foi a partir de então que a canção ganhou reconhecimento não só nacional como internacional, tendo se tornado a primeira canção brasileira com mais de um milhão de execuções nas rádios estadunidenses.

Devido à enorme popularidade conquistada nos Estados Unidos, a canção recebeu uma letra em inglês do compositor Bob Russell, escrita para Frank Sinatra em 1957. Desde então, já foi interpretada por cantores de praticamente todas as partes do mundo.
Durante a ditadura militar, Elis Regina interpretou aquela que talvez seja a versão mais sombria da canção, acompanhada por um coral que reproduzia os cantos dos povos indígenas do Brasil.

 Vejam, clicando na telinha abaixo, trechinho do famoso desenho de Disney "Saludos Amigos".










Ary Barroso, ganhou o mundo exaltando as belezas desse país e, de certa forma, acabou se tornando uma bem-vinda autodenominação do povo brasileiro.

Curioso é descobrir que, na ocasião do lançamento da música, o DIP -órgão de censura do Estado Novo- considerou depreciativo o verso “terra do samba e do pandeiro”, no entanto não fez restrições à “mulato inzoneiro”. Talvez os censores simplesmente não tivessem conhecimento do significado da expressão, pois “Inzoneiro” quer dizer malandro, mentiroso, manhoso. Não por coincidência “Aquarela do Brasil” virou tema do desenho dos Estúdios Disney que nos apresentou a Zé Carioca, um papagaio malandro e conquistador que graciosamente dá um baile em Donald, o “pato” americano.
O Brasil tem uma identificação musical inconfundível. Em qualquer parte do mundo onde se ouve um Brasileirinho de Waldir Azevedo, um Tico-Tico no Fubá de Zequinha de Abreu, um Som de Carrilhões de João Pernambuco, um Odeon de Ernesto Nazareth, os chorões e seus ritmos, as pessoas logo associam à imagem do nosso país tropical, colorido, místico, com suas belezas naturais.

Abaixo Aquarela do Brasil nas vozes de Frank Sinatra , Elis Regina e Ray Conniff










http://www.jornalbr.com/?book=colunistas.html&link=musica_no_brasil.html
http://pt.wikipedia.org/wiki/Aquarela_do_Brasil
http://g1.globo.com/platb/instanteposterior/2007/09/25/o-jeitinho-brasileiro/

Nenhum comentário: