Visite tambem o novo Blog.

Visite tambem o novo Blog Relembre os acontecimentos dos anos 80 a 2000 : http://www.yzbrasil.blog.br/

quarta-feira, 3 de outubro de 2012

Dr Christian Barnard em "todos assuntos do coração"...


Quem não se lembra do lindo doutor de olhos azuis que conquistou corações femininos na década de 60??? Ele estava em todas as capas de revistas de maior veiculação da época e seus casos amorosos eram amplamente divulgada pela mídia sensacionalista.
Era comum ouvir-se o comentário das moças, em tom de ironia e malícia diante da capa de revista com a foto sempre sorridente do Dr Barnard:- "Ai, doutor, estou sofrendo do coração"!!!

No entanto, após este marco na histórico na medicina, , tornou-se o personagem mais popular da época. Lançado vida mundana e fotografado com as atrizes mais famosas da época. Flertes e  especulação originaram notícias incontáveis ​​a seu respeito que por sua vez, não parecia  preocupado com sua imagem de playboy mundial.


Christian Barnard
Um homem que mudou a história da medicina
08-11-1922 - Beaufort West, África do Sul
02-09-2001 - Chipre
Christian Barnard, o cirurgião que realizou o primeiro transplante ao coração humano faleceu aos 78 anos, em Chipre, depois de uma vida dedicada à medicina. Notas biográficas acerca de um percurso exemplar.
O feito heróico do cirurgião Christian Barnard foi ter realizado o primeiro transplante ao coração humano da história da medicina, no dia 3 de Dezembro de 1967.
«No Sábado, eu era cirurgião numa pequena cidade da África do Sul. Na segunda eu era mundialmente conhecido», afirmou o médico a propósito do transplante.

De um dia para o outro o reconhecimento mundial chegou para o homem que mudou para sempre a cirurgia cardíaca. O curioso é que Christian Barnard utilizou as técnicas pioneiras sem o conhecimento do hospital onde trabalhava.
Nascido na África do Sul no dia 8 de Novembro de 1922, numa família modesta e devota a Deus, o pai era pastor e a mãe tocava órgão na igreja, tinha mais quatro irmãos, todos rapazes.
Um deles morreu cedo devido a uma doença de coração, o que terá influenciado o destino do futuro médico. Já na universidade, Barnard tinha que percorrer cinco milhas todos os dias para estudar medicina na cidade do Cabo.
No fim dos anos 50 foi estudar para os Estados Unidos para aprender as mais recentes técnicas relacionadas com a cirurgia cardíaca.
No ano de 1967, em que realizou o primeiro transplante ao coração humano, era já um reconhecido cirurgião na África do Sul, onde trabalhava na cidade do Cabo.
Para além deste feito, Barnard foi também pioneiro em outras cirurgias nesta área, contribuiu para o desenvolvimento de válvulas artificiais e chegou a usar o coração de macacos para manter vivos doentes.
Barnard trabalhou sempre arduamente, escreveu vários livros científicos e difundiu ideias contra o racismo na África do Sul, onde se tornou um nome controverso. O cirurgião provocou também polémica ao confessar que tinha praticado a eutanásia em doentes terminais, incluindo na própria mãe.

Christiaan Barnard, de 78 anos, passou mal no hotel onde se hospedava, na cidade balneária de Paphos. A esposa do médico pediu socorro e Barnard foi levado ao Hospital Estadual de Paphos, onde já chegou morto. Morreu em 02 de setembro, 2001 


Christiaan Barnard  se tornou, literalmente, uma figura destacada da imprensa cor-de-rosa através da sua atribulada vida sentimental envolvendo três casamentos intercalados com inúmeros casos que encheram páginas e páginas das revistas da especialidade. A especialidade de Barnard, comentava-se ironicamente, eram todos os assuntos de coração… 


O astro da Medicina dança com a alta nobreza: em agosto de 1968, Christiaan Barnard é o convidado de honra em uma festa de gala beneficente – e chama a atenção da princesa Grace Patrícia, de Mônaco.


Felicidade fugaz: Barnard, 47, com Barbara Zöllner, de apenas 19 anos, com quem se casou após o divórcio de sua primeira mulher, a enfermeira Louwtjie. O casal iria se separar em 1982. Seis anos depois, Barnard assume um terceiro matrimônio.


Entre seus ilustres convidados na Record, Hebe Camargo tambem recebeu em seu sofá, Dr Barnard, e tambem o cantor espanhol Julio Iglesias e o astronauta americano Neil Armstrong  primeiro a pisar na Lua como podemos ver nas fotos acima.

No vídeo abaixo em entrevista Hebe fala sobre a ocasião em que recebeu Dr Christian barnard



Dr Christian Barnard no Brasil em 1968






http://herdeirodeaecio.blogspot.com.br/2008/05/christiaan-barnard-o-dr-kildare-ou-o.html

Radiomongagua.blogspot.com.br/2012/09/02092012-domingo-dia-do-reporter.html

http://translate.google.com.br/translate?hl=pt-BR&sl=es&u=http://www.biografiasyvidas.com/biografia/b/barnard.htm&prev=/search%3Fq%3DESPOSA%2BDE%2BCHRISTIAN%2BBARNARD%26hl%3Dp

http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2001/010902_barnard.shtml

http://www.terra.com.br/istoegente/222/reportagens/gente_fora_da_serie_01.htm

Veja tambem:
O primeiro transplante de coração no Brasil

http://clubedosentasdecatanduva.blogspot.com.br/2011/01/primeiro-transplante-de-coracao-decada_24.html





Nenhum comentário: