Visite tambem o novo Blog.

Visite tambem o novo Blog Relembre os acontecimentos dos anos 80 a 2000 : http://www.yzbrasil.blog.br/

sábado, 5 de abril de 2014

O "felomenal" José Wilker.







Hoje ele partiu e vai deixar muitas saudades. Obrigada, José Wilker, por toda sua importância no nosso cenário cultural.

Quero deixar minha homenagem aqui, neste blog,, como sua fã eterna,, para que seu trabalho e sua imagem sejam, sempre rembrados e guardados em nossos corações.


José Wilker de Almeida (Juazeiro do Norte, 20 de agosto de 1947 — Rio de Janeiro, 5 de abril de 2014) foi um ator, diretor, narrador, apresentador e crítico de cinema brasileiro.


Carreira

José Wilker de Almeida (Juazeiro do Norte, 20 de agosto de 1947 — Rio de Janeiro, 5 de abril de 2014) foi um ator, diretor, narrador, apresentador e crítico de cinema brasileiro.

Carreira
José Wilker começou a carreira como locutor de rádio e se mudou para o Rio de Janeiro aos dezenove anos.

Seu primeiro filme foi em 1965, A Falecida com uma participação não creditada, o filme ainda contava com Fernanda Montenegro como protagonista. Em 1979, esteve no elenco do filme Bye Bye Brasil e em 1985, no elenco de O Homem da Capa Preta.

Estreou nas telenovelas em 1971, em Bandeira 2, de Dias Gomes, na TV Globo. Fez muito sucesso com a novela Roque Santeiro na qual deu vida ao personagem-título junto com Regina Duarte e Lima Duarte. Entre 1997 e 2002, dirigiu boa parte dos episódios do Sai de Baixo4 , além de ter participado de um dos episódios do programa (Ghost Não Se Discute), em 1997.

Interpretou personagens célebres na televisão, como Giovanni Improtta, na telenovela Senhora do Destino e o ex-presidente Juscelino Kubitschek na minissérie JK. Em 2012 cai na boca do povo com o personagem Jesuíno Mendonça na telenovela Gabriela. O personagem foi marcado pelo bordão "Vou lhe usar", que se tornou febre nas redes sociais5 . No ano seguinte narra a chamada da telenovela Amor à Vida, e no meio da trama entra no elenco como a personagem Herbert.

Entre seus papéis mais marcantes no cinema estão Tiradentes, no filme Os Inconfidentes, de 1972; Vadinho, do recorde de bilheteria nos cinemas Dona Flor e Seus Dois Maridos, de 1976; o político Tenório Cavalcanti de O Homem da Capa Preta, de 1986 e Antônio Conselheiro, de Guerra de Canudos, de 1997 entre muitos outros.

osé Wilker teve as filhas Mariana, com a atriz Renée de Vielmond, e Isabel, com a atriz Mônica Torres e foi casado com Guilhermina Guinle.2 Seu último casamento foi com a jornalista Claudia Montenegro com quem teve Madá.

Quando foi ao ar a primeira versão de Gabriela, em 1975, eu era uma adolescente. José Wilker tinha um papel mais que importante na TV – interpretava o mocinho Mundinho Falcão, papel que ficou com Mateus Solano na adaptação de 2012. Nas telas, Wilker fazia par com Sonia Braga num drama dirigido por Daniel Filho chamado O Casal.  Xica da Silva (1976) e Dona Flor e seus Dois Maridos, foramos dois mais importantes filmes de Wilker nos anos 70 

O ator morreu nesta data, dia 5 de abril de 2014, aos 66 anos, vítima de infarto.

Mais um talento absoluto se foi!  Que Deus te receba com todo amor! Meus sentimentos à família.

Sua brilhante atuação no filme D Flor e seus dois maridos...





A inesquecível e marcante participação na novela Roque Santeiro....




Na novela Senhora do destino....




Fntrevista



Cena na novela Gabriela- 1975




http://pt.wikipedia.org/wiki/Jos%C3%A9_Wilker





Nenhum comentário: