O Saturday Evening Post foi um revista semanal publicada nosEstados Unidos de 4 de agosto de 1821 a 8 de fevereiro de 1969. A partir de 1897, ela foi publicada pela Curtis Publishing Company. A Curtis é a sucessora do The Pennsylvania Gazette, fundado em 1728 por Benjamin Franklin. A primeira edição da revista foi publicada não menos que 30 anos após o falecimento de Franklin. De acordo com historiadores, e números de circulação, a revista ganhou proeminente status sob a liderança deste editor (1899-1937) George Horace Lorimer.
Há um século, era com esta capa que o Saturday Evening Post saudava a chegado de um novo ano. Ali estão os ícones do velhinho, representando 1910, e do bebê-ano-novo 1911. Todos nós conhecemos esses ícones. Muitos conhecem o Saturday Evening Post e suas capas, principalmente as criadas por Norman Rockwell. O que poucos conhecem, no entanto, é o ilustrador que influenciou fortemente Rockwell e que criou, ou ao menos consagrou, a figura do Papai Noel de roupa vermelha e, principalmente, a do Bebê Ano Novo:o fantástico J. C. Leyendecker.
Leyendecker, que era irmão de um também talentoso ilustrador, foi o responsável pelas capas de ano novo do Saturday Evening Post desde 1908 até 1943. Nas capas, percebe-se não só a riqueza gráfica do trabalho do artista, como na belíssima capa de 1924 ou o seu senso de humor, na capa de 1922, mas também as mudanças ocorridas no longo período. A aviação, que também estava dando seus primeiros passos, os transatlânticos, a Primeira Guerra Mundial, os dirigíveis e a aviação comercial, a lenta recuperação da economia após a Grande Depressão e a Segunda Guerra Mundial estão retratados no trabalho maravilhoso de Leyendecker. Trabalho que conheci há pouco e partilho com meus leitores, juntamente com os votos de um Feliz 2013!
http://pt.wikipedia.org/wiki/Saturday_Evening_Post
http://blogdokayser.blogspot.com.br/2010/12/adeus-ano-velho-feliz-ano-novo.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário