quinta-feira, 3 de outubro de 2013

RETROSPECTIVA DO ANO DE 1963 (Por Nelson Bassanetti)



RETROSPECTIVA DO ANO DE 1963

A foto foi colhida na Rua Brasil e mostra os atiradores de 1963 descendo a Rua Brasil e defronte a “Casa Para Todos” tendo ao fundo a Praça da República.

RETROSPECTIVA DO ANO DE 1963      (leiam que é histórico)

Comemoraremos no dia 16 de novembro de 2013, 50 anos em que fizemos o Tiro de Guerra nº 16 em Catanduva. Para rememorar enumero os acontecimentos daquele ano:

Iniciou-se a construção do Edifício do Café, foi lançado o edifício Marcílio Patriani, Alípio Gomes inova abrindo boutique na Rua Alagoas, fora do centro comercial e seu “Fiado só no Alípio” ultrapassa fronteiras.

No Clube de Tênis de Catanduva, ocorreu o Baile Rainha do Milho com a animação da orquestra Jasson de Tupã, sendo coroada Rainha do Milho Maria Regina Thomé de Souza.

O Prefeito Municipal era o Sr. Antônio Stocco; no final do ano tivemos eleição e ganhou o Sr. José Antônio Borelli com o Vice da outra chapa Theodoro Rosa Filho; Silvio Leonardi era o Presidente do Catanduva Esporte Clube; Nicolau Pizzolante Ricardi do Lions Clube; Wilson Trida do Rotary Clube; Gentil de Ângelo do Clube de Tênis; Jonas Amorim do Sindicato dos Bancários; Emílio Poloni era o delegado de polícia trabalhando com os Investigadores Queiroz e Junqueira e Benedito Pio da Silva foi nomeado presidente da SUNAB no governo João Goulart.

O Professor Haroldo Guimarães era o técnico de natação do Clube de Tênis que contava com os seguintes nadadores: Lúcio Cacciari Filho, Gerson Gabas, Walter Lessa, João Eufrosino de Carvalho, Augusto Quelhas, Carlos Luz, Márcio Luz, Cyro Fontão Júnior e as meninas Lúcia Facci e Márcia Ízar, entre outras. No Clube de Tênis os diretores sociais Michel Salim e Célio Montes, deixaram os freqüentadores usarem camisa esporte nas domingueiras, mas não desabotoadas como quiseram alguns sócios que foram barrados; Milton Dal’Áglio foi o Rei Momo do Carnaval pela 8ª vez e a Rainha foi Cleonice Lerro Ribeiro; George Gracie instalou academia de “jiu jitsu” em Catanduva e faz apresentação na Quadra do Cruzeiro com quatro lutas entre Catanduva e Araraquara em que participaram: Vicente de Oliveira (Sagui), Nivaldo Gussoni, Caio Calestino (Vovô) e João Constantino; no Clube dos Bancários houve “A Noite Cigana” da 4ª série do Ginásio Catanduva e Donatela Badiolli, foi à Rainha da Noite; Divaldo Pereira Franco, conferencista Espírita Baiano aqui marcava presença; tivemos a presença do Dr. Euryclides Zerbini em conferência e palestra do professor Silveira Bueno; O Presidente da República João Goulart foi apresentado a Oscarito e Grande Otelo, este acompanhado da esposa e quatro filhos. O presidente perguntou o nome dos filhos e ele disse que não sabia. Chamo-os de “negos” 1, 2, 3 e 4 e  João Goulart como Chefe da nação ganhava 500 mil por mês e 1.320 ganhavam os conferencistas de cargas no porto do Rio de Janeiro.

Faleceu John Kennedy, Presidente dos Estados Unidos e Ângelo Giuseppe Roncalli, o Papa João XXIII e surgiu a “mini saia” pela inglesa Mary Quant com Twiggy, a sua modelo preferida.

O primeiro “007” a gente nunca esquece. Sean Connery é o ator de “007 contra o Satânico Dr. No” e Úrsula Andress é a atriz que virou mito sexual saindo da água com aquele biquíni e aquela adaga na cintura; Os ganhadores do Oscar foram Rock Hudson e Doris Day.

Possuíamos 4 cinemas (Bandeirantes, Tropical, Central e República) e os cinéfilos   viram:  Amor, Sublime Amor com Natalie Wood; Quanto mais quente melhor  com Marilyn Monroe, Tony Curtis e Jack Lemon; Sete homens e um destino, com Charles Bronson, Steve Mac Queen e Yul Brynner; O Sol por testemunha com Alain  Delon,  Álamo  com John Wayne e Richard  Widmark;  Lawrence da Arábia com Omar Sharif;   O Leopardo  com Burt Lancaster, O Belo Antônio com  Marcelo Mastroianni e Cláudia Cardinale, Trapézio com Burt Lancaster, Tony Curtis e Gina Lolobrígida;  O Candelabro Italiano com Suzanne Pleshette, Angie Dickinson e Troy Donahue;  Cabo do Medo com Gregory Peck e Robert Mitchun;   Os pássaros com Tippi Hedren;  Os canhões de Navarone com David Niven, Anthony Perkins e  Gregory Peck;  Melodia Imortal com Tyrone Power e Kim Novak;  O Manto Sagrado com Richard Burton, Jean Simmons e Victor Mature;  O Ultimo Por do Sol com Kirk Douglas, Rock Hudson e Dorothy Malone; Hong Kong com Rhonda Fleming e Ronald Reagan (O presidente); Pepe com Cantinflas;  Pecado de Amor com Sarita Montiel; Rocco e seus irmãos com Luchino Visconti, Cláudia Cardinalli e Alain Delon; Talhado para Campeão com Elvys Presley; Família Trapp na América com Ruth Leuwerik; Quando Setembro Vier com Sandra Dee e Bobby Daren; Fantasma da Ópera; O julgamento de Nuremberg;  O Pagador de Promessas com Leonardo Vilar, Glória Menezes e Norma Benguel;  Chofer de Praça e Casinha Pequenina  com Mazzaropi, entre outros   . . . . . . ..

Pesquisa de Nelson Bassanetti – Jornal “A Cidade” – Arquivo Museu Padre Albino

Visite tambem o site: http://www.catanduvacidadefeitico.com.br/site/index.php

Nenhum comentário:

Postar um comentário