Visite tambem o novo Blog.

Visite tambem o novo Blog Relembre os acontecimentos dos anos 80 a 2000 : http://www.yzbrasil.blog.br/

quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Série "O FUGITIVO", memória dos anos 60.




The Fugitive, ou O Fugitivo em português, foi um seriado de televisão estadunidense apresentado em preto-e-branco de 1963 a 1966, e em cores de 1966 a 1967. A série teve quatro temporadas e contou com 120 episódios no total, e foi apresentada pelo canal ABC.

Sinopse

O Dr. Richard Kimble é acusado, julgado e condenado pelo assassinato de sua esposa. Na noite anterior à prisão ele foge, pois a única chance de provar a sua inocência é encontrando o responsável pelo crime, um homem de um braço só que ele viu nas proximidades de sua casa quando retornava após uma discussão com a esposa. A partir daí ele é perseguido sem tréguas pelo obcecado tenente Gerard, e muitas vezes sua vida corre perigo quando sua identidade é desvendada ao ajudar outras pessoas em dificuldade.


David Janssem com Clint Howard em "O fugitivo" (1965)

Elenco:
David Janssen .... Dr. Richard Kimble
Barry Morse .... tenente Philip Gerard
William Conrad .... narrador
Muitos atores famosos participaram em episódios do seriado, como Bruce Dern, Dabney Coleman, Diana Hyland, Eileen Heckart, Telly Savalas, Shirley Knight, Robert Duvall, Edward Asner, Michael Constantine, Leslie Nielsen, Pat Hingle, Suzanne Pleshette, Kurt Russell, Ed Begley, Celeste Holm, Diane Baker, Madeleine Sherwood, Kim Darby, Beau Bridges James Daly e Tom Skerritt, entre diversos outros.

O desfecho de "O fugitivo" foi dividido em duas partes. A segunda quebrou o recorde histórico de audiência à época de sua exibição, em 1967. Com 78 milhões de telespectadores, tornou-se o episódio de seriado mais assistido até então. O número só seria superado em 21 de novembro de 1980, pela série "Dallas",

As série, devido ao seu êxito, viria a ter uma versão em filme, em 1993, com Harrison Ford no papel do Dr. Richard Kimble e em 2000 uma versão, em série, com Tim Daly no papel principal. Esta versão teve apenas uma temporada e foi exibida na CBS.

Penso que o seu excessivo número de episódios contribuiu para algum desligamento já que obrigava a uma rotina de acompanhamento muito semelhante às atuais novelas, para não se perder o fio à meada. No entanto, do que consigo recordar-me, muitos episódios tinham uma estrutura própria, quase independente, pelo que a sequência e interligação da trama e dos acontecimentos muitas vezes não era muito notória; isto é, mesmo que se perdessem alguns episódios não se perdia o essencial da história. Tal como as modernas novelas, os espectadores ansiavam pelo climax, pelo final.
Apesar de tudo, desse desligamento esporádico, a série "O Fugitivo" foi uma das mais marcantes da nossa televisão e como tal tinha que figurar muito justamente aqui nestas memórias e nostalgias.

Clique nas telinhas abaixo para relembrar a série...








http://pt.wikipedia.org/wiki/The_Fugitive_(s%C3%A9rie_de_televis%C3%A3o)
http://santa-nostalgia.blogspot.com.br/2008/10/o-fugitivo-srie-tv.html




sábado, 26 de janeiro de 2013

Lembranças da juventude-.Procol Harum



Procol Harum é uma banda britânica de rock progressivo formada no início dos anos 60. Eles são mais conhecidos por seu compacto "A Whiter Shade of Pale", número um nas paradas de sucesso inglesas.
Formada das cinzas de um grupo chamado "Paramounts" liderado por Gary Brooker e Robin Trower, a estreia ao vivo do Procol foi abrindo um concerto de Jimi Hendrix em 1967, o que levou a recém-lançanda "A Whiter Shade of Pale" ao topo das paradas. Um LP e outros compactos seguiram-se, mas sem alcançar o sucesso daquela primeira gravação.
Durante os anos 70 o grupo Procol Harum permaneceu mais popular do que outras bandas de rock progressivo mais sofisticadas, como Emerson, Lake & Palmer. O grupo continuou apesar das diversas mudanças na formação, mas o declínio das vendas decretou o fim do grupo em 1977.
A banda reuniu-se em 1991 para o lançamento de Prodigal Stranger, que não obteve muita repercussão. Uma nova encarnação do Procol, liderada por Brooker, está na estrada em turnê pelos EUA desde 1992.
O nome da banda foi escolhido por seu empresário, inspirado no nome do gato de um amigo seu. Traduzido do latim, significa algo como "Através dessas coisas".
O asteróide 14024 Procol Harum tem esse nome em homenagem à banda.
Recentemente, a justiça do Reino Unido concedeu ao tecladista da banda, Matthew Fisher, 40% da autoria de "A Whiter Shade of Pale". A alegação de Fisher para o pedido é o refrão e o solo de órgão da canção, os quais estão entre seus elementos mais distintivos. O juiz do caso disse que a contribuição do organista foi "substancial", embora não tão grande quanto a contribuição do cantor.






sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

Você já fez touca de grampo para ter cabelos lisos?...


Nos anos 60,  o bonito era ter cabelos compridos e lisos. As garotas que não tinham cabelos naturalmente lisos, faziam das "tripas o coração" para alisá-los e ficar com o "layout" ditado  pelo movimento Jovem Guarda.
Hoje é muito fácil ter cabelos lisos, temos o secador, a chapinha e infinitos produtos que alisam. Porém, até alguns anos atrás o melhor jeito de alisar os fios era fazer a famosa touca com grampos e passar horas com ela ou até mesmo dormir... E o resultado era ótimo! Se você já fez touca de grampo para ter cabelos lisos... Comente aqui.


Veja o vídeo abaixo que ensina como fazer "touca" para alisar os cabelos!



quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

Show sensacional de Rockabilly em S Caetano- SP ,



Nada melhor do que começar o ano de 2013 com muito Rockabilly e muita dança!!!

Finalmente vai rolar o show das duas bandas, LOCOMOTIVOS e READY TEDS, no Bicofino Restaurante Bar em São Caetano do Sul!!!

A casa é super bacana e haverá um espaço legal pra galera dançar!!!

Contamos com a presença todos vocês!!!

Data: 19/01/013 (Sábado)
Horário: das 21h as 4h
Local: Bicofino Restaurante Bar
Endereço: Avenida Goiás, 1868 - São Caetano do Sul - SP (do lado do prédio da Delphi e em frente ao Portão principal da GM).
Estacionamento gratuito ao lado



quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

Bê, á, bá. Bê, e, bé. Bê, i, Bi...otônico Fontoura!



Esse era um produto que contava com um forte aliado publicitário cuja criação se deve a nada mais nada menos que Monteiro Lobato com a imortal figura de Jeca Tatu.


É que junto com a embalagem vinha um livrinho com a história de Jeca Tatu, um herói nacional nos tempos que a pobreza e a miséria grassavam nas nossas paragens.
Era um produto destinado a combater a anemia ferropriva ( ferro para o sangue e fósforo para os músculos ) e que até hoje ainda é comercializado..
Renda nos anos 50 já era um produto com 40 anos pois sua fórmula foi idealizada por Candido Fontoura em 1910 que contou com Monteiro Lobato para sua divulgação com a história do Jeca Tatu

O Biotônico Fontoura é um medicamento fortificante e antianêmico criado em 1910 pelo farmacêutico brasileiro Cândido Fontoura. Desde meados dos anos 90, o Biotônico Fontoura havia se tornado marca do portifólio da DM Farmacêutica, que posteriormente foi vendida ao Hypermarcas que ainda produz e comercializa o produto no Brasil. No ano de 2010 o Biotônico Fontoura completou 100 anos e entrou para a lista de medicamentos mais antigos ainda em circulação no Brasil.

O slogan do produto era Ferro para o sangue e fósforo para os músculos e nervos e seu jingle era Bê, á, bá. Bê, e, bé. Bê, i, Bi...otônico Fontoura!, composto em 1978.

Sua fórmula original continha 19,5% de álcool etílico!!!

O Biotônico era o inverso do Emulsão Scott. Enquanto este tem um desprezível gosto de óleo de fígado de bacalhau, aquele tinha gosto de pinga. Sim, o Biotônico, assim como o Sadol, era para nós crianças, o que a cachaça era para o Mussum, ou seja, o "mé"! Era uma delícia! Aquele gostinho que ficava na boca... hummm... não Estavamos nem aí se estávamos tomando vitaminas,  Queríamos era beber. Tomava-se uma colher de sopa antes das refeições e, às vezes, uma gole escondido.  Até imaginei...  Com duas pedrinhas de gelo e umas folhinhas de hortelã... a deficiência de ferro já era! Com este "aperitivinho" básico e supostamente "saudável",lógicamente o apetite da criançada aumentava e comiam como 'leões famintos" !!! Após as refeições lá vinha aquela sonolência! ( Bem típico de quem tomou aquele "aperitivinho" inocente, né?)
Isso porém, é uma das coisas erradas do passado, graças á Deus, coisa do passado! Onde já se viu ministrar álcool para os pequeninos?
Em 2001 a Anvisa proibiu álcool em formulações destinadas às crianças, nesta época o produto continha 9,5% de álcool etílico.

A fórmula atual contém: extrato glicólico de Aloe perryi, Commiphora myrrha, Myristica fragans e Cinnamomum zeylanicon, além de sulfato ferroso heptahidratado e ácido fosfórico.
Vejam um anúncio de 1938:

“Sempre vence o mais forte. Em todos os terrenos a vitória é dos fortes. E a própria força moral e mental depende das reservas físicas de energia. Renove as suas reservas ganhando saúde, aparelhando-se para as lutas diárias, com o Biotônico Fontoura, o mais completo fortificante, bom para todas as idades. O Biotônico Fontoura age diretamente sobre o sangue, regenerando-o, e sobre os músculos e nervos, fortalecendo-os. Abre o apetite. Aumenta o peso. E condiciona o organismo para melhor e mais proveitosa assimilação dos alimentos. Use Biotônico Fontoura e seja, em todas as situações, o mais forte, o mais alegre, o mais capaz!”                                                                                                O anúncio trazia também uma declaração sobre a ação “rápida e eficassíssima” do biotônico assinada pelo médico Mário Motta.6 de fevereiro de 1938.


http://www.flickr.com/photos/21701036@N00/2873331615/
http://blogs.estadao.com.br/reclames-do-estadao/tag/biotonico/
http://pt.wikipedia.org/wiki/Biot%C3%B4nico_Fontoura
http://alorotadarosa.blogspot.com.br/2011/11/biotonico-fontoura.html


Vejam o comercial abaixo do final dos anos 70 com o slogan inspirado na cartilha "Caminho Suave" pela qual muitas das crianças brasileiras ainda eram alfabetizadas.

♫♫ Bê, á, bá. Bê, e, bé. Bê, i, Bi...otônico Fontoura! ♫♫







domingo, 13 de janeiro de 2013

Eu brinquei na chuva! Que saudade!


Ah saudade! Às vezes tu és implacável e ferrenha em não nos permitir esquecer
Mas ao mesmo tempo tu és milagrosa, pois nos faz sensíveis quando estamos nos tornando duros frente à vida
Por isso, volte sempre que quiser para não me deixar nunca esquecer o quanto minha infância foi maravilhosamente bela, o quão amada eu fui e o quanto eu amei também

http://www.facebook.com/LembrancasAnosIncrivei

lembrando o Pirulito Puxa-puxa



Toda criança, principalmente das cidades do  interior, se lembra dos pirulitos em forma de guarda-chuva fechado, vendidos na porta da escola e na praça.
Uma tábua retangular cheia de furos, presa no pescoço por uma cordinha, era a plataforma de venda, e cabia uma média de 100 pirulitos nos buracos.
O pirulito era feito com mel, um palito resistente de bambu, enrolado em papel embrulho chamado também papel pardo, e era bem puxa-puxa!

http://www.facebook.com/LembrancasAnosIncrivei

terça-feira, 8 de janeiro de 2013

Renato e seus Blue Caps


Passeando pelo You Tube me deparei com as músicas do Conjunto musical Renato e seus Blue Caps e eu sabia cantar todas, com as letras "na ponta da lingua"! rsrsrs Assim, percebi o quanto este grupo musical foi representativo para nossa geração!
Então porque não compartilhar com meus amigos leitores deste blog essa nostalgia tão boa?

Renato e seus Blue Caps tem a parte diferenciada na musica popular brasileira com  significativa influência no Brasil todo. Pessoas de 50, 60 e 70 anos quando ouvem a musica Menina linda" relembram somente coisas boas, da época em que dançavam de rosto colado! 

Grupo formado no final dos anos 50 pelos irmãos Renato, Edson e Paulo César, jovens moradores do bairro da Piedade, no Rio de Janeiro, com o nome Bacaninhas do Rock da Piedade. O primeiro nome foi censurado e o radialista Jair de Taumaturgo sugeriu o nome definitivo, inspirado no conjunto norte-americano Gene Vincent And His Blue Caps. Tocaram no rádio e em programas de televisão, como Os Brotos Comandam, da TV Rio, apresentado por Carlos Imperial. Gravaram o primeiro compacto em 1962 e se notabilizaram principalmente pelas versões que faziam de músicas de língua inglesa (a maioria britânicas), como "Não Te Esquecerei", versão de "California Dreaming", de The Mamas & The Papas, "Menina Linda", versão de "I Should Have Known Better", "Até o Fim", versão de "You Won't See Me" (ambas de Lennon/McCartney) e "Escândalo", versão de "Shame And Scandal In The Family" (Donaldson/ Brown). Já em 1963 Edson saiu do grupo e iniciou carreira solo com o nome Ed Wilson. Foi substituído por Erasmo Carlos, que teve uma participação breve no grupo. Tornaram-se um sucesso se apresentando no programa Jovem Guarda, em shows, festas e bailes. Em 1966 apareceram em dois filmes: Na onda do iê-iê-iê (p&b) e Rio, Verão & Amor (colorido).
Renato teve composições gravadas por outros artistas, como Roberto Carlos e Leno e Lilian. O grupo era formado por Renato Barros, voz; Erasmo Carlos, substituto de Edson Barros, voz; Carlinhos, guitarra; Tony e mais tarde Gelson, bateria; Paulo César Barros, baixo; e Cid, saxofone.

Belo Horizonte no dia 18 de maio de 2012


Renato e seus Blue Caps circulam o Brasil inteiro fazendo shows desde 1959. 
Sobreviveram ao tempo e atravessaram gerações sempre muito alegres e espontâneos.

Vamos ouvir alguns de seus sucessos ...